24 de abril, de 2020 | 12:00

Em pronunciamento, Moro anuncia saída do governo

Saída é reflexo da exoneração de Maurício Valeixo, homem de confiança do ex-juiz da Lava Jato, do comando da PF por Bolsonaro no Diário Oficial hoje

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, anunciou durante um pronunciamento à imprensa a própria demissão nesta sexta-feira (24). A saída ocorre após o presidente Jair Bolsonaro exonerar o chefe da Polícia Federal, Maurício Valeixo, braço-direito e homem de confiança do ex-juiz da Lava Jato.

A decisão de demitir Valeixo foi publicada hoje no Diário Oficial da União e surpreendeu o agora ex-ministro da Justiça e Segurança Pública. Foi ele próprio quem escolheu Valeixo para comandar a PF.

Durante meia hora Moro fez graves acusações contra o governo e afirmou que o presidente Bolsonaro “tinha preocupação com inquéritos em curso no STF”.
Reprodução
Em entrevista ao vivo, Sérgio Moro anunciou sua saída do governo e fez graves acusações de interferência em investigações da PFEm entrevista ao vivo, Sérgio Moro anunciou sua saída do governo e fez graves acusações de interferência em investigações da PF

Como afirmou Moro, “o grande problema não é quem entra, mas por que entra”. Sergio Moro diz que se sente no dever de proteger a Polícia Federal e que não podia aceitar interferência política na pasta.

Conforme publicado ontem pelo Diário do Aço, com agências, Sergio Moro decidiu sair do governo por não concordar com a interferência na PF.

Para o ex-juiz federal da Lava Jato, além de querer trocar o diretor-geral da PF e superintendentes, o presidente também queria acesso a relatórios de inteligência e que tinha interesse em processos no Supremo.

“O presidente também me informou que tinha preocupação com inquéritos em curso no STF. Também não é uma razão que justifique a substituição [do diretor-geral da PF]. É até algo que gera uma grande preocupação”, afirmou Moro na entrevista transmitida ao vivo por redes de TV.

“Por todos esses motivos, entendi que eu não podia deixar de lado meu compromisso com o estado de Direito.”

Sergio Moro também diz que não assinou a exoneração de Maurício Valeixo da PF, publicada hoje o Diário Oficial da União. Veja, abaixo, a íntegra do pronunciamento.


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Wenderson Pereira Silva

25 de abril, 2020 | 18:48

“Bolsonario tá certo sim! Esse Moro condenou o Lula sem ter prova nenhuma. Esperimentou do mesmo veneno. Tomara que ele coloque alguém confiável no ministério da justiça, o Brasil merece gente integra nesses cargos.”

Barrabas

24 de abril, 2020 | 16:04

“Bosonaro e a cara do temer quem lembra quando o temer trocou o chefe da policia federal para ele nao ser envestigado .algum rabo preso o bosonaro tem com medo de ser envestigado. Lula bosonario temer aecio neves e outros sao todos corruptos.”

Gildázio Garcia Vitor

24 de abril, 2020 | 15:59

“Nem o Collor e a Dilma foram tão inconsequentes, com relação aos seus ministros, quanto o Bolsonaro está sendo.”

Tiro no Pé

24 de abril, 2020 | 13:56

“Bolsonaro está atirando no próprio pé com está perda do Sérgio Moro!
Vai dar lugar para o PT novamente com essas palhaçadas que anda fazendo...
Tomara que Sérgio Moro, entre como candidato na próxima eleição!
Bolsonaro, está com medo de alguma coisa, com isso quer ter o controle total da situação.”

José da Silva Miranda

24 de abril, 2020 | 13:23

“Perdemos o que este governo tinha melhor.”

Juca

24 de abril, 2020 | 12:46

“A ma conduta do bosonario usando seu poder de demetir os bons ministro .agindo de forma militarizada provando que nao tem capacidade de governar este pais vai levar a volta do pt e outros que povo nao queria de volta ao poder.”

Envie seu Comentário