14 de fevereiro, de 2020 | 13:54

Permanência de estrangeiros nos EUA terá nova regra

Departamento de Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS) anuncia nova regra para obtenção de Green Card

Reprodução
Licença para residência permanente nos EUA tem novos critérios definidos pelo governo Licença para residência permanente nos EUA tem novos critérios definidos pelo governo

O departamento de Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA (Em inglês, U.S. Citizenship and Immigration Services - USCIS) acaba de anunciar que implementará, a partir deste mês, a nova regra de Inadmissibilidade em Encargos Públicos, a chamada “Final Rule”.

A decisão da Suprema Corte favorece a política migratória do governo Trump. O único estado ao qual a lei não se aplica é Illinois, por conta de uma suspensão do tribunal federal.

Conforme o Diário do Aço tem noticiado, o governo estadunidense endureceu o tratamento com imigrantes apanhados ilegalmente. Brasileiros têm sido deportados sistematicamente. Nessa sexta-feira, por exemplo chega um quarto voo trazendo brasileiros que estavam presos depois de terem sido apanhados pelo serviço de imigração.

Tal regra visa dificultar a concessão de residência permanente ou temporária a imigrantes que dependam de auxílio estatal para alimentação, moradia e saúde. A nova norma somente será aplicada para solicitações postadas ou enviadas eletronicamente a partir de 24 de fevereiro de 2020.

De acordo com Leonardo Freitas, sócio fundador e consultor de imigração da Hayman-Woodward, o estrangeiro que tiver interesse em aplicar para o processo de Green Card deverá, a partir de agora, mostrar que não irá gerar encargos para o país.

“O USCIS vai analisar a fundo fatores como idade, estado de saúde do indivíduo, renda, educação e habilidades profissionais. Só então, irá determinar se ele estará apto para receber a residência, uma vez que deverá ficar comprovado que o estrangeiro pode arcar com todas as suas despesas para viver nos Estados Unidos sem depender dos benefícios públicos” comenta Leonardo.

Anualmente, cerca de 544 mil estrangeiros aplicam para processos de obtenção de Green Cards. Segundo o governo americano, 382 mil pessoas se enquadram em categorias que os sujeitariam à nova revisão.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário