Onça capturada em Ipatinga é entregue ao IEF para soltura

O animal estava em boas condições de saúde

Marcele Pena


Local da soltura não é divulgado para a segurança do próprio animal

O Centro de Biodiversidade da Usipa (Cebus) entregou a onça parda, recém-capturada na área urbana de Ipatinga, ao Instituto Estadual de Florestas (IEF) para realização da soltura.

O animal estava em boas condições de saúde e foi mantido em cativeiro apenas até que o órgão ambiental encontrasse um local adequado para sua sobrevivência, informa o Cebus.

De acordo com o responsável técnico pelo Cebus, o médico-veterinário Lélio Costa e Silva, a onça estava em boas condições de saúde e recebeu alimentação semelhante à encontrada na natureza. “Nosso objetivo era proteger a vida deste animal encontrado em área urbana. Em cativeiro, asseguramos que ele fosse aliviado do estresse que passou e alimentado. Interferimos o mínimo possível na onça, mas pudemos constatar que se tratava de uma jovem fêmea”, relatou.

O local selecionado pelo IEF para soltura não é revelado para a segurança do próprio bicho. Os animais acolhidos e devolvidos à natureza fazem parte do Programa de Reabilitação da Fauna Sem Lar, desenvolvido em parceria com Associação Regional de Proteção Ambiental do Vale do Aço (Arpava), o IEF, a Polícia Militar Ambiental e a Usiminas. Pelo programa, os bichos são recebidos, tratados, reabilitados e encaminhados para a soltura, sempre orientada e acompanhada pelo IEF.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO