24 de janeiro, de 2020 | 16:20

Jacaré resgatado em Coronel Fabriciano passa bem

O médico-veterinário informou que o animal faz parte da lista de espécies em extinção

Márcia Leitão
Réptil foi encontrado por crianças, capturado e levado para o Cebus/UsipaRéptil foi encontrado por crianças, capturado e levado para o Cebus/Usipa

O filhote de jacaré capturado na piscina de um sítio em Coronel Fabriciano, no dia 22, foi levado para Centro de Biodiversidade da Usipa (Cebus), em Ipatinga e está bem. De acordo com Lélio Costa e Silva, trata-se de um Caiman latirostris, popularmente conhecido como jacaré de papo amarelo, espécie típica da região.

O médico-veterinário informou que o animal faz parte da lista de espécies em extinção. Lélio estima que o jacaré tenha, no máximo, quatro meses e deve ficar no Cebus até ganhar um pouco mais de peso para ser devolvido à natureza.

“A biometria, que é a medição e pesagem do animal, e checagem do sexo, não serão feitas neste primeiro momento. Agora, nossa missão é reduzir o estresse do animal e devolvê-lo, tão logo seja possível, à natureza”, relata.

Os animais acolhidos e devolvidos à natureza fazem parte do Programa de Reabilitação da Fauna Sem Lar, desenvolvido em parceria com Associação Regional de Proteção Ambiental do Vale do Aço (Arpava), o Instituto Estadual de Florestas (IEF), a Polícia Militar Ambiental e a Usiminas. Pelo programa, os animais são recebidos, tratados, reabilitados e encaminhados para a soltura, sempre orientada e acompanhada pelo IEF.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário