Unidade básica do Jardim Panorama começa a ser construída

Expectativa é que UBS atenda cerca de 15 mil usuários da localidade e de bairros próximos

Divulgação


Nova unidade será erguida entre as ruas Wilson Teixeira e Vitória

Na manhã desta quarta-feira (22), o prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha, assinou a ordem de serviço para execução do projeto de construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Panorama. A nova unidade vai atender a cerca de 15 mil usuários da localidade e de bairros adjacentes. A obra integra o programa “Nova Ipatinga”, informa o governo municipal.

A cerimônia simbólica de início das obras ocorreu na área de construção da unidade, entre as ruas Wilson Teixeira e Vitória, junto ao Parque Ipanema, nas proximidades do posto médico em funcionamento no Panorama. Compareceram lideranças comunitárias, além de vereadores da base de governo na Câmara Municipal, citados pelo Executivo como fundamentais para a construção da UBS.

Instalações

Além do bairro Jardim Panorama, a UBS vai servir aos usuários do Novo Cruzeiro, Caçula e Residencial Ayrton Senna. Os serviços a serem oferecidos são consultas médicas em clínica geral, equipe Estratégia de Saúde da Família, programas Saúde da Mulher, Saúde do Homem, Hiperdia, Odontologia e Zoonoses.

Estão previstas salas para vacinação, medicação, reuniões, acolhimento e curativos. Ainda, consultórios médicos e odontológicos, farmácia, setor de esterilização, escovário, copa, almoxarife e os setores específicos para agentes e gerências. O Executivo ressalta que a unidade conta com todos os padrões de acessibilidade, entre vários banheiros existem aqueles que são adaptados às necessidades dos pacientes deficientes ou idosos.

Origem dos recursos

O prefeito Nardyello Rocha observou que por se tratar de um terreno localizado em área de proteção legal, até mesmo o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico (Comphai) precisou ser consultado antes do início das obras. Ele enfatizou ainda a origem dos recursos, o programa “Nova Ipatinga”: “O governo passado licitou, de fato, essa obra, contando com uma emenda de R$ 2 milhões de um deputado, que inclusive era filho do ex-prefeito. Acontece que, por sua natureza, essa emenda não poderia ser usada com essa destinação. E, que fique bem claro, essa emenda nem veio para o município. É importante que a população saiba disso porque só pudemos cumprir esse compromisso que fizemos com os moradores porque houve o apoio decisivo de nossa base na Câmara para que aprovássemos os R$ 73 milhões originários do programa ‘Nova Ipatinga’”, explicou o chefe do Executivo, enfatizando que “100% dos recursos são do município, captados por meio do Finisa”.

Antiga necessidade

Uma das líderes da associação do bairro e também vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, a moradora Neuza Assis testemunhou que a obra era aguardada ansiosamente pela população. “Acompanho esta história bem de perto, desde quando o atendimento era feito numa casa alugada. Depois recebemos o posto médico, mas muitos anos se passaram e as acomodações estão desgastadas, ficaram muito acanhadas e ultrapassadas. Por isso as condições de recebimento dos usuários são péssimas, apesar da dedicação dos servidores”, disse.

O empresário Jânio Moreira, residente há mais de 45 anos no bairro Jardim Panorama, disse que já não acreditava mais na construção da UBS. “Eu já acompanhei vários lançamentos de pedra fundamental para construir esse posto de saúde. E é a primeira vez que a gente vê obra mesmo. Moro aqui do lado e quero realmente ver isso sair do papel. Há razão para comemorar”, acredita.

Investimento

Os recursos para execução da UBS, que constam do programa “Nova Ipatinga”, são provenientes do Finisa - Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento. Foram captados pela atual gestão do município em condições especiais, junto à Caixa Econômica Federal.

Já publicado

UBS's de Ipatinga vão oferecer atendimento noturno
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Amadeu 22 de Janeiro, 2020 | 15:58
Boa tarde,
Tem eleições esse ano...agora começa as construções e inaugurações.....todos os politicos agora querem aparecer.....
att

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO