EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

05 de dezembro, de 2019 | 16:05

UBS's de Ipatinga vão oferecer atendimento noturno

O horário ampliado de 11 Unidades Básicas de Saúde vai começar a ser adotado em fevereiro

Tiago Araújo
Uma das unidades que terá o atendimento ampliado é a UBS do Jardim PanoramaUma das unidades que terá o atendimento ampliado é a UBS do Jardim Panorama

O Programa Saúde na Noite foi lançamento em Ipatinga, com medidas que proporcionam a extensão do horário de atendimento em 11 das 21 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município. Nestes locais específicos, além do expediente convencional, a comunidade será assistida também de 16h as 22h, de segunda a sexta-feira, a partir do início do mês de fevereiro.

As informações foram divulgadas em entrevista quinta-feira (5) pela manhã, pelo prefeito Nardyello Rocha.
Conforme o chefe do Executivo, serão ofertadas consultas médicas e odontológicas, realização de curativos, teste de rastreamento para Infecção Sexualmente Transmissível (IST’s), aplicação de vacinas, entre outros procedimentos.

Das 11 Unidades Básicas que funcionarão em horário ampliado, cinco contarão com atendimento médico e odontológico. São as UBS’s dos bairros Esperança, Canaã, Limoeiro, Vila Celeste e Vila Militar. Já as UBS’s dos bairros Jardim Panorama, Iguaçu, Bom Jardim, Veneza II, Bom Retiro e Esperança II prestarão atendimento médico.

Na entrevista, o prefeito Nardyello Rocha enfatizou que, além da ampliação do atendimento, a ideia é tornar a Atenção Primária mais resolutiva. “Com algumas Unidades de Saúde funcionando em horário estendido, esperamos desafogar os serviços de emergência como UPA e Hospital Municipal Eliane Martins, onde a população busca atendimento em horários que muitas vezes as UBS’s já estão fechadas”, explicou.

Condições atendidas

A administração ressaltou ainda que o funcionamento do Saúde na Noite somente foi possível após a cidade atender exigências de adesão específicas do Programa Saúde na Hora, lançado em maio deste ano pelo Ministério da Saúde.

Entre os requisitos estão manter a composição mínima das Equipes de Saúde da Família – com médico, enfermeiro, dentista e auxiliar de enfermagem – sem reduzir o número de equipes que já atuam no município. A UBS também deve funcionar sem intervalo de almoço, de segunda a sexta, e dispor de prontuário eletrônico implantado e atualizado.

Vagas

Para o funcionamento do Programa Saúde na Noite, a Secretaria de Saúde publicou na terça-feira (3) o edital nº 12/2019, visando à contratação de mais de 55 profissionais para compor o quadro de servidores. Os salários variam entre R$ 1.042,91 e R$ 4.758,99, dependendo da área de atuação.

Estão sendo ofertadas as seguintes vagas: Auxiliares de Saúde Bucal (6), Odontólogos (6), Enfermeiros (11), Médicos Clínicos (11) e Técnicos de Enfermagem (22). A carga horária também é específica de cada função e pode variar de 20h a 30h semanais.

Inscrições

As inscrições para participar do Processo Seletivo se estendem até o dia 17 de dezembro e são realizadas exclusivamente no Espaço Qualifica, na avenida João Valentim Pascoal, s/n, no Centro. O horário de atendimento dos interessados é de 13h as 16h. Mais informações estão no edital, publicado no site www.ipatinga.mg.gov.br. O resultado do Processo Seletivo será publicado no site da Prefeitura de Ipatinga, no link “Diário Oficial”, até o dia 3 de janeiro de 2020.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Funcionário Indignado

23 de janeiro, 2020 | 12:39

“Trabalhei 7 anos e meio na recepção da Unidade de Saúde do Iguaçu, além de meus afazeres, consertava tudo que a Prefeitura não prestava manutenção, e o pior é que na maioria das vezes com meu próprio bolso. Sabe o que eu aprendi? Que quem têm boas intenções só leva ferro. Nunca recebi insalubridade, e tinha cerca de 5 a 9 infecções por ano, que fossem de garganta, urinária ou intestinais. Não podia levantar pra comer nem tomar água, ou até ir ao banheiro, pois havia briga na recepção pelos usuários.

Quando comecei eram 3 atendentes de manhã e 2 a tarde. Quando saí, estava tendo crises de estresse e ansiedade por estar dobrando sozinho de manhã e a tarde.

Hoje tenho que tratar de uma enxaqueca crônica, ansiedade e déficit de atenção, provenientes daquele mau tempo que passei por lá.

Mas tem um lado bom, tenho comigo o reconhecimento e o respeito de todos que atendi, por incrível que pareça, bem melhor que hospital particular, naquele recinto onde eu era muitas vezes ignorado e criticado pelo bom atendimento. Por quê para quem não sabe, nosso sistema é à rádio, e quando esquenta muito ou quando chove o sistema cai, colaborando para a demora no atendimento.

Já na época em que eu entrei, lá em 2008 nosso saudoso prefeito Sebastião Quintão cancelou o contrato com as operadoras de segurança da época, perdemos nosso único vigilante e continua assim até hoje. Onde podemos observar o aumento na agressividade dos usuários perante nós funcionários, e também furto de celulares nos acolhimentos e consultórios médicos, bicicletas trancadas de funcionários e usuários e até som de carro no interior de nosso estacionamento.

Falta de manutenção em ventiladores e ar-condicionados. Lâmpadas queimadas que não são trocadas. Macas com defeito. Cadeiras que vivem quebrando. Infiltração no teto, etc.

Se mesmo de manhã eles não cuidam da nossa segurança como será para aqueles que largaram à noite?”

Guto F. Vaz

07 de dezembro, 2019 | 18:06

“A população precisa saber o que está acontecendo na Prefeitura Municipal de Ipatinga, problemas de outros governos passaram a ser recorrentes na gestão Nardyello:

Não pagamento de férias;

Descumprimento de ordem judicial (servidores que ganharam na justiça o direito a recebimento de benefícios usurpados pela administração pública não conseguem receber mesmo com ordem do judiciário);

Cargos de Provimento em Comissão todos preenchidos, são secretários, adjuntos, diretores e gerentes em número identico a outros governos, modelo esse inclusive criticados pelo nosso digníssimo Sr Prefeito.

Sem falar no IPTU absurdo, na taxa de lixo que só aumenta e por aí vai.

Nardyello é mais do mesmo, o filho de Ipatinga que tanto se orgulha em destacar isso mas que vem mostrando a cada semestre que é tão incompetente quanto aqueles que o precederam, com o agravante de não ter oposição e tá com o legislativo todo em suas mãos, então nem pedra no caminho ele teve pra justificar sua incapacidade gerencial, a cidade vai de mal a pior...

Que Deus tenha piedade do povo ipatinguense!!!”

Antônio

06 de dezembro, 2019 | 20:40

“Mais uma tentativa de enganar o povo não continuou com o projeto corujão que foi lançado pelo Sebastião quintão agora depois de passar a cobrar iptu dos automóveis ninguém pode estacionar mais na rua que tem que pagar me explica essa rua do centro em frente a caixa econômica que tem mais lombada que estrada de chão do revés com salário ruim VC vai a qualquer centro comercial o primeiro que VC tem que pagar e pró prefeito isso e um abuso com a sociedade,seu papel e melhora a vida da população não piorar,vem querendo enganar o povo,no último ano.o prefeito fica pagando esse pessoal pra andar de caminhonete pra rua a fora sem fazer nada,só prejudicando a população,invest esse dinheiro no upa , para de dificultar a vida da população.eu VC não engana VC não merece ser reeleito em Ipatinga.”

Palhaço

06 de dezembro, 2019 | 17:47

“Eeee seu José se o senhor nao pensar positivo para que possamos ter coisas melhores, e melhor o senhor pegar um lote e capinar. Ser humano e dificil demais, nada ta bom pra ele.”

José da Paixão Rodrigues

05 de dezembro, 2019 | 23:25

“Se ja não prestam um bom atendimento durante o dia imagine durante a noite.”

Envie seu Comentário