17 de dezembro, de 2019 | 15:41
MP quer banir organizadas do Cruzeiro por um ano
O pedido será enviado à Federação Mineira de Futebol (FMF) e, só após ser aprovado, poderá ser aplicado na prática
O Ministério Público de Minas Gerais anunciou nesta terça-feira (17) medida para banir as torcidas organizadas do Cruzeiro, Máfia Azul e Pavilhão Independente, dos estádios em todo o Brasil durante um ano. O pedido será enviado à Federação Mineira de Futebol (FMF) e, só após ser aprovado, poderá ser aplicado na prática.
A decisão do MP foi motivada por vários confrontos das duas organizadas em jogos recentes do Cruzeiro, o último deles no dia 8 de dezembro. Logo depois da partida contra o Palmeiras, que decretou o rebaixamento do clube mineiro à Série B, houve depredação do Mineirão e briga generalizada no entorno do estádio.
Em parceria com as Polícias Civil e Militar, o MP determinou a prisão nesta terça-feira, durante a operação "Voz da Arquibancada", de oito líderes das duas organizadas: cinco da Máfia Azul e três da Pavilhão Independente. Outros oito integrantes estão foragidos.
O inquérito policial investiga associação criminosa, lesão corporal, tentativa de homicídio, dano ao patrimônio público e privado, provocação de tumulto e ameaças. Participaram da operação quatro delegados, 110 investigadores, 40 policiais militares e dois promotores de Justiça.
Durante a operação, foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão e 16 de prisão em Belo Horizonte, Contagem, Betim, Vespasiano, Ribeirão das Neves, Barão de Cocais e João Monlevade.
A promotora do Ministério Público, Vanessa Fusco, detalhou a operação e a dividiu em duas etapas: a das medidas cautelares e a das medidas administrativas. A primeira envolveu os mandados de prisão para integrantes das duas torcidas organizadas. A segunda se baseia no inquérito civil em andamento, com a sugestão de banimento da Máfia Azul e da Pavilhão Independente dos estádios, em todo o Brasil, por um ano.
Integrantes das duas organizadas ainda teriam de guardar distância de 5km dos estádios em dias de jogos.
(Superesportes)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]