26 de novembro, de 2019 | 18:01

ETE Limoeiro entra em funcionamento em Timóteo

Estação vai tratar esgoto in natura colhido em Timóteo e em Coronel Fabriciano, gerado por uma população estimada em 165 mil pessoas

Está agendado para essa quarta-feira (27), a inauguração da 1ª etapa do Sistema Integrado de Esgotamento Sanitário de Timóteo e Coronel Fabriciano e da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Limoeiro.

A inauguração será realizada nesta quarta-feira, 27 de novembro, às 10h30, na ETE Limoeiro, com a presença do diretor-presidente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Carlos Eduardo Tavares de Castro, do diretor da Operação, Guilherme Frasson Neto e do superintendente da Unidade de Negócios Leste, Albino Júnior Batista Campos.

"Com a ETE em operação, os efluentes coletados em Timóteo e Coronel Fabriciano passarão a ser tratados pela Copasa, contribuindo para a transformação da qualidade de vida de toda a população, além da melhoria das condições ambientais e crescimento econômico de toda a região", informa a companhia.

A ETE Limoeiro foi construída na entrada do bairro Limoeiro, na área adquirida da Caene. No começo do ano, a companhia informou que o investimento previsto era de R$ 103 milhões. A população beneficiada, nos dois municípios, chega a 165 mil pessoas. A expectativa é que os córregos, como o Timóteo, Timotinho e ribeirão Caladão deixem de receber o esgoto in natura, a partir do funcionamento da ETE. Todos esses córregos são afluentes do rio Piracicaba, que por sua vez deságua no rio Doce,em Ipatinga.

Entre outros equipamentos estão, a construção de 11.500 metros de redes coletoras de esgoto (tubulações de menor diâmetro implantadas em vias públicas para coletar os esgotos das residências, comércios e indústrias); 31.160 metros de interceptores (tubulações de grande porte implantadas ao longo dos córregos e rios para receber os esgotos das redes coletoras); 10 elevatórias de esgoto bruto (unidades de bombeamento do fluxo de esgoto para um nível mais elevado); 7.200 metros de linhas de recalque (responsáveis por transportarem os esgotos até a ETE); uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE – Sistema Integrado Timóteo e Coronel Fabriciano); um Laboratório para realização das análises de esgoto, além de aquisição de materiais, terrenos e equipamentos.

Já publicado:
Obra da ETE de Timóteo está com 77% dos serviços concluídos
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Adriana

27 de novembro, 2019 | 19:17

“Um absurdo a taxa de esgoto cobrada por eles pela sociedade sugiro uma reportagem sobre esse tema destacando os direitos da população , 50% da conta de água, tremendo absurdo .”

Paulo

27 de novembro, 2019 | 05:51

“Só não falaram do aumento da taxa de esgoto em Timóteo.”

Envie seu Comentário