12 de abril, de 2018 | 16:45

Obra da ETE de Timóteo está com 77% dos serviços concluídos

A estimativa é que o empreendimento, iniciado no fim de 2014, seja concluído ainda neste ano

Divulgação
Geraldo Hilário conheceu as obras que estão em andamento no bairro LimoeiroGeraldo Hilário conheceu as obras que estão em andamento no bairro Limoeiro

Com um investimento de R$ 87,5 milhões, a obra da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Sistema Integrado de Timóteo e Coronel Fabriciano está com cerca de 77% dos serviços de ampliação concluída. Depois de pronta, a ETE, segundo a Copasa, irá beneficiar em torno de 165 mil pessoas em Timóteo e Coronel Fabriciano. A estimativa é que o empreendimento, iniciado no fim de 2014, seja concluído ainda neste ano.

O prefeito de Timóteo, Geraldo Hilário (PP), esteve no local das obras para conhecer a nova Estação de Tratamento de Esgoto que beneficiará dois municípios ao mesmo tempo. Na ocasião, além de explicar os detalhes construtivos da ETE e a evolução da obra, o gerente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) no distrito regional Vale do Aço, Rodrigo Ferreira, apresentou o programa Pró-Mananciais, que está sendo desenvolvido no município.

O prefeito destacou a grande evolução que representa para a cidade uma Estação de Tratamento de Esgoto. “A necessidade de tratar o esgoto é algo indispensável. Precisamos, cada vez mais, estimular o desenvolvimento do município. Todo cidadão gostaria de morar em uma cidade onde a água e o esgoto sejam tratados. É isso que eu busco e tenho a Copasa como parceira”, pontua Geraldo Hilário.

Redes

As obras contemplam a construção de 11.500 metros de redes coletoras de esgoto (tubulações de menor diâmetro implantadas em vias públicas para coletar o esgoto das residências, comércio e indústrias); 31.160 metros de interceptores (tubulações de grande porte implantadas ao longo dos córregos e rios para receber os esgotos das redes coletoras); nove elevatórias de esgoto (unidades de bombeamento do fluxo de esgoto para um nível mais elevado); 7.200 metros de linhas de recalque (responsáveis por levarem os esgotos até a ETE); uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), além de um laboratório para realização das análises de esgoto e aquisição de materiais, terrenos e equipamentos.

Conforme nota da Copasa, a obra também gera benefícios na arrecadação dos municípios de Coronel Fabriciano e Timóteo, que recebem o Imposto Sobre os Serviços (ISS) prestados pela empresa contratada pela Copasa, além da aquisição de materiais e equipamentos e da contratação de serviços indiretos, o que gera receita e movimenta o comércio regional.

Outro ganho, segundo a companhia, é a priorização da mão de obra local: foram contratados 84 empregados diretos e 40 indiretos. À medida que surgirem novas frentes de serviços, surgirão novas vagas.
O tratamento de esgoto permitirá que as cidades recebam o ICMS Ecológico, uma forma de incentivar os municípios a criar mais áreas de preservação e a melhorar a qualidade das áreas já protegidas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Márcio Moreira de Sousa

13 de abril, 2018 | 11:15

“E OS MORADORES DE TIMÓTEO JÁ PAGAM 100% DA TAXA DE ESGOTO "TRATADO" SEM SER TRATADO !!!A COPASA ESTÁ IGUAL "O CARNÊ DO BAÚ " PAGUE 12 MENSALIDADES PARA DEPOIS RECEBER O PRODUTO MAS NO CASO DA COPASA JÁ PAGAMOS E ATÉ HOJE NADA !!! E O EXECUTIVO(PREFEITURA ) E O LEGISLATIVO(VEREADORES) ESTÃO TODOS NA FAMOSA POLÍTICA DO TÔ NEM AÍ !!!”

Envie seu Comentário