14 de novembro, de 2019 | 05:49

Falta de água no Vale do Aço gera mais reclamações

Solução do problema passa por recuperação dos mananciais de águas superficiais, aponta geógrafo

Wôlmer Ezequiel
Profissional alerta que volume de água subterrâneo não é infinitoProfissional alerta que volume de água subterrâneo não é infinito

A situação enfrentada por moradores de vários bairros de cidades do Vale do Aço, ao longo dos últimos dias, preocupa e chama a atenção. Algumas localidades enfrentam problemas com o fornecimento de água há uma semana, o que tem causado transtornos para a população. Para o geógrafo Alessandro de Sá, a solução do problema passa pela recuperação dos mananciais de águas superficiais que compreendem os territórios das bacias hidrográficas de cada município.

O profissional participa de reuniões da agenda de convergência do Vale do Aço, que tem discutido a questão hídrica e sustentabilidade de desenvolvimento, tendo como base o recurso hídrico. Segundo ele, o aglomerado urbano da Região Metropolitana, formado pelos municípios de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e Santana do Paraíso, é abastecido pelo sistema de poços profundos, onde é realizada a captação de água, que depois é tratada e distribuída. “O volume de água subterrâneo, mesmo sendo esses grandes aquíferos isolados ou abastecidos por chuvas, não é infinito, podendo entrar em colapso devido ao grande volume de captação ao longo dos anos”, alerta.

O geógrafo defende uma política pública municipal eficaz, em gestão de recursos hídricos para o Vale do Aço. Primeiramente, destaca o especialista, é preciso recuperar os mananciais de águas superficiais que compreendem os territórios das bacias hidrográficas de cada município, investir em captação e coleta de água construindo grandes reservatórios de água para auxiliar no abastecimento, incentivar a construção de parcerias públicas privadas para recuperar áreas degradadas e principalmente reduzir as deficiências dos responsáveis pela gestão dos recursos hídricos.

Alessandro também participa do projeto Mapa da Mina, que tem monitorado a vazão hidrológica em dez pontos, dentro da bacia hidrográfica do ribeirão Ipanema. Questionado se a população pode ficar sem abastecimento, ele apenas reforça a situação atual. “A realidade é que já estamos ficando sem água, muitos bairros da região do Vale do Aço registram desabastecimento decorrente de vários motivos, que não são bem esclarecidos para a população”, avalia Alessandro.

Caos
Nos últimos dias, por meio do Portal Diário do Aço e em suas mídias sociais, os registros de falta d’água têm sido frequentes. Ipatinga é a cidade onde os moradores mais apresentam reclamações. Bairros como Canaã, Canaãzinho, Novo Cruzeiro, Parque das Águas e Bethânia são alguns entre os relatados por nossos leitores, mas os usuários de Santana do Paraíso e Timóteo também fazem coro às queixas.

Recentemente, o superintendente operacional da Copasa no Vale do Aço e Vale do Rio Doce, Albino Campos, descartou a possibilidade de ocorrer um racionamento de água no núcleo urbano do Vale do Aço, formado por quatro cidades. “Nós temos uma grande vantagem aqui, ou seja, a Copasa consegue captar água para todas as quatro cidades da Região Metropolitana do Vale do Aço por meio de poços aluvionares, principalmente, do aquífero Piracicaba, e temos vazão suficiente para atender a população”, informou.

Na tarde de terça-feira (12), a Copasa informou que, devido à falta de energia elétrica no Sistema Produtor do Vale do Aço, o abastecimento de Ipatinga e de alguns bairros de Coronel Fabriciano e Santana do Paraíso foi interrompido na segunda-feira (11). A previsão é que o abastecimento seja normalizado, de forma gradativa, até a manhã desssa quinta-feira (14). Os pontos atingidos, conforme a concessionária, são: Ipatinga: toda a localidade; Coronel Fabriciano: Amaro Lanari; Santana do Paraíso: Cidade Nova, Águas Claras, Bom Pastor, Jardim Vitória, Parque Caravelas e Residencial Bethânia.

Administração de Ipatinga notifica a Copasa

Em documento encaminhado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), a administração de Ipatinga notificou na terça-feira (12) o Distrito Regional da Copasa para que dê solução imediata ao problema de interrupção do fornecimento de água que há dias atinge vários bairros do município.

Na notificação, o governo municipal destaca que a concessionária “é obrigada a garantir o suprimento adequado, continuidade e permanência do serviço de abastecimento”, sob pena de sanções por descumprimento de responsabilidades. (Bruna Lage - Repórter)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Jorjao

15 de novembro, 2019 | 14:41

“É so continua colocando fogo nas florestas q a água aumenta bando de desocupados sem floresta ñ existe água sem água não existe vida. O fim está próximo”

Vicente Freire da Paz

15 de novembro, 2019 | 08:15

“Alô, aqui em Ipaba, principalmente no distrito de Vale Verde está um caus falta água ha mais de 6 dia, uma vergonha. Obrigado.”

Pedroso

14 de novembro, 2019 | 10:47

“Tá uma vergonha essa Copasa, tem que ter concorrência, a conta não para de chegar , mas, a água nada , até quando vamos pagar o mesmo valor de água consumida pagar também do uso do esgoto ? Tem que ter concorrência pra melhorar a qualidade do serviço que não é barato”

Jaime

14 de novembro, 2019 | 08:52

“Destruicao da natureza excesso de construcao de predio cortando as arvores em vez de plantar fogo queimando tudo este e o resultado da ingnorancia do ser humano.”

Envie seu Comentário