31 de outubro, de 2019 | 18:14

Equipe fabricianense vai a GV acompanhar apuração de desvio de medicamentos

Divulgação
PC investiga origem de carregamento de medicamentos da rede pública, encontrados em depósito clandestino PC investiga origem de carregamento de medicamentos da rede pública, encontrados em depósito clandestino

A equipe da Gerência de Assistência Farmacêutica de Coronel Fabriciano foi nessa quinta-feira (31) a Governador Valadares para verificar a procedência da denúncia de medicamentos suspeitos, que segundo a Polícia Civil deveriam ter sido enviadas à rede pública do município.

Conforme nota divulgada pelo governo fabricianense, oito caixas de ciprofloxacino injetável (antibiótico) foram encontradas em um depósito clandestino na cidade de Governador Valadares. No volume consta o nome da empresa Rioclarense, como a distribuidora dos medicamentos, e endereço da prefeitura, como destinatário. A investigação analisa agora o laboratório e as transportadoras de origem das caixas.

Conforme a nota, o delegado Clériston Lopes de Amorim, da Delegacia Especializada em Tóxicos e Entorpecentes, que conduz as investigações, trabalha com a hipótese de mercadorias furtadas e acredita que o município de Coronel Fabriciano seja vítima, nesse caso.

“As investigações no laboratório levaram até um depósito clandestino e lá foram encontrados medicamentos de diferentes tipos e origens, incluindo oito caixas lacradas endereçadas ao município de Coronel Fabriciano. Nossa investigação não aponta nenhuma irregularidade no que se refere à conduta de nenhum servidor do município. A Polícia também acredita que tenha ocorrido um desvio, antes de chegar ao município. As informações conclusivas serão dadas após o termino das investigações”, disse o delegado em entrevista à imprensa.

Em nota, a administração municipal reitera que todos os medicamentos comprados, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, são de laboratórios e distribuidoras de grande porte de cidades como: Belo Horizonte, São Paulo e outras capitais.

Os processos são feitos por meios de licitações e seguem rigorosamente todos os critérios de transparência e de exigência de idoneidade dos laboratórios participantes.

“A prefeitura destaca que não realiza compra de medicamentos de laboratórios na cidade de Governador Valadares. Toda a entrega dos medicamentos adquiridos é acompanhada pela Gerência de Assistência Farmacêutica e farmacêuticos da Farmácia Central, que verificam a qualidade dos produtos e suas devidas notas fiscais”, detalha.

Na conclusão da nota é informado que o setor jurídico da administração acompanha o inquérito, “e não medirá esforços para proteger o interesse público”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário