Expo Usipa 2024 02 - 728x90

22 de setembro, de 2019 | 18:30

Incêndio no Salão Dourado controlado, mas Juquita ainda inspira cuidados

Fogo atingiu área importante da Mata Atlântica no Parque Estadual do Rio Doce


Os trabalhos de combate ao incêndio que atingiu a área do Parque Estadual do Rio Doce (Perd) continuam. Neste domingo (22) o tenente-coronel BM Nunes explicou que o dia começou com dois focos, na Juquita (nos arredores do bairro Macuco) e no Salão Dourado, na região de Cava Grande.

“No início do dia, a Juquita e Biquinha estavam com 151 hectares queimados e uma linha de fogo de quase cinco km. O Salão Dourado estava com cerca de 17 hectares queimados (18 hec já na parte da noite) e uma linha de fogo de 1.85 km. Neste local conseguimos êxito e vamos retornar para lá apenas para o rescaldo. É a parte mais preciosa do parque, com mata primária e que muito nos preocupava. Na Juquita ainda continua queimando, mas traçamos estratégias de combate indireto, com aceiro manual e outras técnicas, já que de forma direta é impossível, em razão do solo e também da altura da chama. O calor não permite chegar tão próximo”, informa.

Para o combate, também são usadas aeronaves para lançar água sobre os focos do incêndio. Os aviões, normalmente usados para pulverização em lavouras, são empregados no transporte para jogar água na mata Atlântica em chamas. O aeroporto de Santana do Paraíso é a base do combate aéreo. O efetivo total foi de 196 pessoas envolvidas, contando pilotos, tripulantes e outros. “Ainda não estamos em fase de análise do estrago, mas sim de combate”, concluiu o tenente-coronel.

Entenda
Bombeiros militares e brigadistas tentam apagar as chamas no Parque Estadual do Rio Doce (Perd), considerado a maior reserva de Mata Atlântica do estado, com quase 36 mil hectares. Foram registrados vários focos de queimadas.
Conforme as informações do Corpo de Bombeiros, houve também, na manhã de sexta-feira (20), um foco de incêndio próximo à Estação Meteorológica do parque Oikós, em Timóteo. Na parte da tarde, um novo foco surgiu e colocou em risco a Casa de Hospedes do Oikós, onde houve um reforço no efetivo para combater as chamas, que impediu a destruição da casa. Nessa operação, participaram 40 brigadistas e 10 bombeiros.

No bairro Alphaville, em Timóteo, foi registrado um incêndio florestal, que teve início na tarde de sexta-feira. O foco estava próximo a residências do bairro e da área do Perd. Equipes de bombeiros e brigadistas estiveram no local para conter o incêndio.

As atividades de combate ao fogo tiveram início às 9h de sexta-feira (20), com equipes do Corpo de Bombeiros e de brigadistas da Aperam e Cenibra. A operação ainda contou com o apoio de aeronaves do governo estadual. As equipes fizeram um combate indireto e direto, já que se trata de um local com mata fechada e com vegetação densa, em terreno de aclive acentuado.

Mais:

Incêndio atinge Parque Estadual do Rio Doce

Vale do Aço está há 156 dias sem chuva

Divulgação
Reunião para definir estratégias de combateReunião para definir estratégias de combate
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Barrabas

23 de setembro, 2019 | 10:43

“Esses criminosos que estao colocando fogo precisa ser encontrado e receber uma punicao muito dura pra nunca mais fazer isso.”

Envie seu Comentário