Bombeiros mineiros reforçam combate ao fogo na Amazônia

Militar de Ipatinga embarcou hoje para combater o fogo em Novo Progresso, no Sudoeste do Pará

Divulgação


Equipes do Corpo de Bombeiros são enviadas de Minas Gerais para enfrentar o fogo na Amazônia

Em função dos intensos incêndios que atingiram a Região da Amazônia, o Governo Federal por intermédio do Ministério da Defesa, iniciou a Operação Verde Brasil, que tem o objetivo de coibir e combater as queimadas ilegais e o desmatamento da floresta em cinco estados: Acre, Amazonas, Roraima, Amapá e Rondônia.

Para integrar a “Operação Verde Brasil” em apoio às Forças Armadas e órgãos ambientais da União, vinte militares do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais embarcaram na manhã desta quinta-feira (19) em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB). O destino da corporação é o município de Novo Progresso, no Sudoeste do Pará. Outra equipe, que está desde o dia 5 de setembro naquele estado, deve retornar a Minas Gerais nessa sexta-feira.

Lá, os militares que levaram equipamentos de combate a incêndios florestais, como sopradores, abafadores, bombas costais, drones de monitoramento, tecnologias de geoprocessamento e aparelhos GPS, enfrentam, desde o começo do mês as chamas que consomem a vegetação em larga escala.

Dentre os militares destacados para integrar a missão, está o 2º sargento BM Luciano Carvalhães Laguna, que serve ao 11º Batalhão de Bombeiros Militar de Ipatinga.

O militar ingressou às fileiras do CBMMG em abril de 2009 e, após o feito, realizou diversos cursos dentro da instituição como: Técnica em Emergências Médicas, Condutor de Veículos de Emergências, Curso de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal.

“A delegação do CBMMG tem a missão de atender requerimento apresentado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública/Gabinete do Ministro, o qual solicita apoio do Governo de Minas Gerais, com a cessão do CBMMG de Bombeiros Militares Especialistas em Ações de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais. A ida dos bombeiros foi determinada pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo)”, informa a corporação.

No começo do ano, equipes do 11º também integraram missões de buscas a vítimas da catástrofe da mineração em Brumadinho.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

MAIS FOTOS

Comentários

Bruno Machado 20 de Setembro, 2019 | 14:31
falta eles atuarem nos focos de incêndio aqui...

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO