Expo Usipa 2024 02 - 728x90

29 de agosto, de 2019 | 18:30

Deputado cobra recursos para recuperação do Aeroporto Regional

Conforme o deputado estadual Celinho do Sinttrocel (PCdoB), as obras paliativas realizadas entre março e abril deste ano já estão em processo de deterioração

Divulgação
Celinho do Sinttrocel enviou ofício à Secretaria de Infraestrutura solicitando informações sobre o estágio do processo licitatório do recurso de recuperação do aeroportoCelinho do Sinttrocel enviou ofício à Secretaria de Infraestrutura solicitando informações sobre o estágio do processo licitatório do recurso de recuperação do aeroporto

Anunciada pelos governos Federal e Estadual em fevereiro deste ano, o recurso de R$ 12,5 milhões para obras de reestruturação do Aeroporto Regional do Vale do Aço, localizado em Santana do Paraíso, ainda não foi liberado. Conforme o deputado estadual Celinho do Sinttrocel (PCdoB), as obras paliativas realizadas entre março e abril deste ano já estão em processo de deterioração, porque a validade deste trabalho é de até seis meses.

Neste sentido, o parlamentar encaminhou ofício à Secretaria de Infraestrutura de Minas Gerais solicitando informações sobre o estágio do processo licitatório do recurso de recuperação do aeroporto, bem como os trâmites necessários entre o Governo Federal e Estadual para a disponibilização da verba. Celinho solicita ainda informações sobre a situação da pista do aeródromo, para evitar uma nova interdição nos voos regionais no Vale do Aço.

Em seu ofício, o deputado argumenta que “há mais de oito anos a região luta por uma solução definitiva para o aeroporto regional que é um equipamento importante para atendimento a um polo industrial que conta com grandes empresas como Cenibra, Usiminas, Aperam, entre tantas outras que movem a economia regional”. Celinho destacou ainda os grandes problemas com a logística na região que é afetada pelas obras de duplicação da BR-381.

Durante a visita do Secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade no Governo do Estado de Minas Gerais, Marco Aurélio Barcelos, ao Vale do Aço em maio deste ano, ele afirmou que em 60 dias o processo licitatório já estaria acontecendo.

“Esse prazo já venceu e até hoje a licitação não foi realizada e as obras paliativas já mostram sinais de saturação, observados por todos e comentado até pela empresa operadora dos voos no aeroporto. Por isso encaminhamos estas solicitações ao secretário para lembrá-lo de que estamos atentos e preocupados com esta questão”, enfatiza Celinho.

Já publicado:
Pista do aeroporto regional será recuperada de forma definitiva
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Felix

30 de agosto, 2019 | 12:09

“Qualquer que seja o aeroporto de Ipatinga em Santana do Paraíso, naquele mesmo local, terão os passageiros que atravessarem uma linha férrea, um inconveniente obstáculo, principalmente para os que gostam de chegar no "horário atrasado".”

Barrabas

30 de agosto, 2019 | 09:29

“Esses candidatos que aparece aqui so na epoca da eleicao so vai dizer que esta preocupado com o vale do aco na epoca de eleicao o povo ja conhece bem esses bandidos.”

Angelo Dominato Neto

30 de agosto, 2019 | 09:23

“Com a liberação de 12,5 Bilhões (conforme está informado na matéria, mas não creio ser isto tudo), pode-se construir um aeroporto moderno e apto a receber vôos de qualquer tipo de aeronave. Mas se nem dinheiro para a continuação das obras de duplicação da BR 381 está sendo liberado, penso que esta notícia é forma de dar espaço e visibilidade a políticos, visto que teremos eleições no próximo ano.”

Carlos Oliveira Cunha

30 de agosto, 2019 | 08:05

“O Cláudio Lemes tem razão. Ou o Vale do Aço tem um aeroporto de verdade ou fecha esse campo de avião rural que existe em Santana do Paraíso. Espaço para ampliação tem à vontade, por todos os lados. Ahhhh mas falta a propalada representatividade política. Não adianta um deputado só ficar brigando por isso. Cadê a turma de paraquedista que vem de 4 em 4 anos buscar votos? Em tempo, um aeroporto eficiente beneficia a toda uma região e não apenas aos que usam os voos. Digo isso porque já vi alguns ignorantes afirmando aqui mesmo nesse jornal que "f.." o aeroporto, pois não compra passagem aérea.”

Claudio Lemes Louzada

30 de agosto, 2019 | 07:58

“Em apenas 03 anos, 95% da frota nas aéreas nacionais será de Airbus A320-NEO e Boeing B737-MAX capacitadas a transportar entre 180 a 230 passageiros dependendo da versão e configuração escolhida pela empresa.

Então, de pouco adianta reformar, construir ou projetar o aeroporto do Vale do Aço para atender 5% da frota nas aéreas, uma vez que, também a região e cidades do entorno já estão com potencial de tráfego para receber aeronaves maiores.

Aeroporto Regional moderno e atual tem pista de 2.200 metros de comprimento por 45 metros de largura (2.200 x 45m) e resistência do piso para no mínimo 85 toneladas em Cimento Portland, porque só aeródromos sem voos comerciais são construídos de asfalto. Estes irão requerer manutenção a cada 04 anos, enquanto as pistas de Portland, após 21 anos de uso.

Aeroporto do século 21 opera voo por instrumento ILS em complemento ao GPS.

Aeroporto Regional = 2.200 x 45m + 85t + ILS

Saudações,”

Envie seu Comentário