Ponte velha tem etapas de reforço da fundação e pilares concluídas

Conforme já anunciado pelo Diário do Aço, as etapas da reforma da ponte velha estão compreendidas em infra, meso e superestrutura

Wôlmer Ezequiel


O valor das obras de reforma na ponte velha é de R$ 9,8 milhões

A ponte velha, que liga os municípios de Coronel Fabriciano e Timóteo, passa por uma reforma desde novembro do ano passado e ainda permanece totalmente interditada para o trânsito de veículos e pedestres. No entanto, os serviços que envolvem a infraestrutura da ponte foram finalizados e a expectativa de conclusão das obras é até dezembro desse ano.

Em nota enviada ao Diário do Aço, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que as obras de reforma da ponte sobre o rio Piracicaba seguem em ritmo acelerado e dentro do cronograma. “Etapas importantes do empreendimento, - como reforço da fundação e pilares de toda a estrutura antiga - já foram concluídas. No projeto da obra, a ponte foi redimensionada para 45 toneladas e poderá receber caminhões e carretas de qualquer porte”, informou.

Etapas
Conforme já anunciado pelo Diário do Aço, as etapas da reforma da ponte velha estão compreendidas em infra, meso e superestrutura.

A empresa
responsável pelos serviços na ponte velha é a Vereda Engenheira Ltda. A construção de alças de acesso da ponte para a BR-381 não foi contemplada na licitação. Para construir os acessos será necessário um novo processo licitatório.

Valor e prazo
O valor completo da licitação é de R$ 9,8 milhões, segundo informado pelo superintendente regional do Dnit, Fabiano Cunha, no dia da assinatura da ordem de serviços, 26 de novembro de 2018. O prazo total da licitação é de 560 dias, dentre os quais, 180 para apresentação de projetos e 360 para a execução das obras, que começaram a contar no dia seguinte ao da assinatura. A previsão de durabilidade da obra é de mais 30 a 40 anos.

Interdição completa
No dia 10 de janeiro deste ano, a ponte foi interditada completamente para a execução dos serviços da empresa responsável. Com essa interdição completa, acabou sobrecarregada a ligação pela ponte Mariano Pires, que interliga o trevo do bairro Alegre, em Timóteo, ao Centro de Coronel Fabriciano, que passou a receber todo o tráfego da ponte velha.
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