10 de agosto, de 2019 | 18:16

Pilotos brasileiros se apontam para a Fórmula 1 em 2020

Nomes como Ayrton Senna, Nelson Piquet, Emerson Fittipaldi, Rubens Barrichello e Felipe Massa, já estão escritos em letras douradas nos livros de história do automobilismo brasileiro. No entanto, neste período em que o país não tem um representante na categoria mais alta, jovens talentos já levantam as mãos para conseguir uma posição em 2020.

Sette Câmara: A um passo da Fórmula 1

Um dos nomes mais fortes para chegar à F1 em 2020 é o do jovem nascido em Belo Horizonte e que atualmente compete na Fórmula 2 com a equipe DAMS. Como mostrado pelo jornal esportivo ESPN, Sette Câmara foi anunciado como piloto de testes da McLaren para a temporada atual, continuando seu crescimento no mundo do automobilismo, depois de ter um ano de estreia na equipe Carlin e ter feito parte de um dos melhores programas de desenvolvimento de talentos de hoje. O caminho para as principais categorias do automobilismo para este jovem piloto começou quando, em 2015, ele se tornou um dos membros da equipe de desenvolvimento da empresa austríaca Red Bull, a mesma onde já surgiram grandes pilotos como o quatro vezes campeão Sebastian Vettel, além de Daniel Ricciardo e Max Verstappen. Ao conseguir um lugar como piloto de testes da McLaren para este 2019, uma grande oportunidade se abre para que o atual piloto de Fórmula 2 dê o salto para a categoria rainha no próximo ano.

Embora, Lewis Hamilton seja o favorito para vencer o campeonato de pilotos neste 2019, com 69,4% de possibilidades a seu favor, de acordo com a casa de apostas esportivas Betway em 13 de maio, a próxima temporada poderá ter um brasileiro lutando pelas primeiras posições da Fórmula 1. O talento de Sette Câmara já foi testado em casa, porque aproveitou do GP do Brasil no ano passado, para fazer um estágio e sua estreia como piloto de testes. Nesse contexto, o site Globoesporte mostra o caminho dos jovens brasileiros para a F1, com foco em Sette Câmara, e apresenta também a ninguém menos do que o neto do grande Emerson Fittipaldi, como mais um dos candidatos a uma posição na categoria rainha para a próxima temporada.


Caminhos diferentes, mesmo objetivo

Apesar de não competir nas principais categorias dos monoposto, Pietro Fittipaldi também conduz carros de Fórmula 1 já que também é piloto de testes, mas dentro da equipe americana Haas. No entanto, este não é o único trabalho do piloto brasileiro, já que como compartilhou o site Motorsport, ele tem uma posição na categoria DTM com a equipe do WRT, pilotando um Audi RS5 Turbo no circuito alemão de carros de turismo.

Antes de iniciar sua aventura nas pistas alemãs, Fittipaldi competiu profissionalmente nos Estados Unidos na categoria IndyCar, com a equipe Dale Coyne Racing, o que ajudou a fortalecer sua experiência profissional dentro das pistas. Por outro lado, outro dos brasileiros que fortaleceram sua carreira nos Estados Unidos e que está de olho nas pistas de Fórmula 1, é o piloto ipatinguense Igor Fraga. Depois de competir no USF 2000 American Championship em 2018 e exibir suas habilidades nas pistas virtuais, Fraga foi convidado para competir pela Williams no Campeonato Mundial de Fórmula 1.

Deve-se notar que, além disso, Fraga é o atual campeão mundial do videogame Gran Turismo, dentro de uma competição regulada pela própria FIA. Voltando às pistas reais, este 2019 também viu Igor Fraga dar o salto em direção ao automobilismo do velho continente, agora em direção ao campeonato europeu de Fórmula 3, onde ele já se estreou com um pódio na França. Caso ele continue a ganhar vitórias nas pistas reais da mesma forma que o faz no mundo virtual, o piloto de 20 anos poderia ter um lugar na F1 mais cedo do que ele imagina.





O automobilismo brasileiro está cheio de jovens talentos que visam chegar à Fórmula 1 em 2020, a fim de consagrar seus nomes ao lado das grandes lendas. Por conta disso, os principais contendentes da atual temporada, como Lewis Hamilton, Valtteri Bottas e Charles Leclerc, devem prestar especial atenção para manter o foco e o bom ritmo na próxima temporada, já que podem enfrentar novos pilotos brasileiros com fome de glória.


MAIS FOTOS

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário