01 de agosto, de 2019 | 11:45

Valores de pedágio na BR-381 causam apreensão

Audiência pública em Governador Valadares é a primeira de uma série de três para definir concessão da rodovia

Carla Barros
Audiência em Governador Valadares debate concessão e cobrança de pedágio na BR-381; Vale do Aço ficou de fora da discussãoAudiência em Governador Valadares debate concessão e cobrança de pedágio na BR-381; Vale do Aço ficou de fora da discussão
Atualizado às 09h03 02/08
Após protestar e demonstrar insatisfação com a instalação de pedágio na BR-381, centenas de pessoas participaram, na manhã de quinta-feira (1), de audiência pública na União Ruralista Rio Doce (rua João Dias Duarte), bairro São Paulo, em Governador Valadares, para debater a concessão da BR-381 para a gestão de uma empresa privada.

Representantes de diversos segmentos do Vale do Aço estiveram no local, onde expressaram seu descontentamento.
Na quarta-feira (31), após o protesto, moradores afirmaram não concordar com o local da praça de pedágio, prevista para ser instalada em Belo Oriente, sentido Ipatinga, logo após a Cenibra. O empresário Estevão Amaral, que participou da audiência, destacou a presença de moradores e pessoas da área comercial, provenientes de Ipatinga, Valadares, mas em sua maioria, de Naque. “Defendemos a mudança dessa praça de pedágio. A ANTT vai estudar essa proposta que fizemos e ver qual a possibilidade de tirar. Os próprios participantes da audiência constataram que pedágio na região é inviável. Nos pediram propostas e estamos estudando, vamos pedir que esse pedágio seja em Periquito ou em outro lugar. Esperamos que aconteça algo que não nos prejudique”, disse.

O gerente de regulação e outorgas de rodovias da ANTT, Marcelo Fonseca, destacou que esse é um primeiro momento de discussão com a sociedade e que se tem um estudo técnico robusto suficiente, para serem apresentadas algumas conclusões iniciais do ponto de vista técnico. “As audiências são importantes para colher essas contribuições e a gente ter esse aspecto político social local que só a sociedade pode nos dar e agora, em um segundo momento, a gente vai apreciar essas contribuições e realizar as modificações necessárias nos estudos de viabilidade que vão se refletir no programa de exploração da rodovia, no contrato, e permite então atender melhor a sociedade”, destacou.

As questões levantadas durante a audiência e que foram mais pontuadas, principalmente em relação às praças de pedágio e aos ciclos de duplicação, irão receber uma atenção especial do governo federal, conforme Marcelo Fonseca.

“Vamos nos debruçar sobre isso e ver o que pode ser melhorado. Essa questão de Naque e Ipatinga foi muito bem colocada e a possibilidade de que nós tragamos as obras que estão previstas do 15° ano ao 20° ano, para o período mais inicial da concessão. Foram as demandas mais relevantes. Além disso, tivemos questões mais pontuais que também serão apreciadas, como alças nos municípios de Timóteo, Coronel Fabriciano, que vão dar acesso melhor à região. São questões que podem ser aperfeiçoadas nesse estudo de viabilidade e tudo será respondido pela ANTT, por meio de uma ata da audiência pública e depois ajustado nos documentos que seguem no processo”, assegurou.

Estudos de viabilidade

O processo será iniciado com a elaboração desses estudos de viabilidade. Eles foram contratados pelo governo federal por meio da empresa de planejamento e logística, que é o braço técnico, para fazer a avaliação dos estudos.

“Eles acompanham a execução por uma consultora contratada, depois são trazidos para a agência reguladora para as audiências públicas acontecerem. Temos um estudo de viabilidade que traz investimentos, mais de R$ 9 bilhões ao longo dos 30 anos de concessão, entre eles estão as duplicações, a manutenção do pavimento, as melhorias das interconexões, passarelas, acessos aos municípios, vias marginais, e ais outros R$ 6 bilhões em investimentos, de outros recursos que são aplicados na operação da rodovia para que se tenha um socorro médico, mecânico, inteligência de operação com câmeras, atendendo o usuário da forma mais rápida possível. Então, totalizamos cerca de R$ 15 bilhões aplicados ao longo dos 30 anos”, adiantou.

Demandas

O período de contribuições da audiência pública pode ser feito por meio de via postal ou eletronicamente, pelo site da agência, até o dia 2 de setembro. Marcelo Fonseca acrescenta que é importante observar o prazo para indicar quais são as demandas. “Como disse, tudo será respondido pela agência reguladora, além da sessão aqui em Governador Valadares, estaremos também em Belo Horizonte, Vitória e em Brasília, fazendo as discussões presenciais, mas é muito importante também o protocolo das considerações formalmente para a agência”, reforçou.

Entre os representantes políticos, o deputado federal Hercílio Diniz (MDB) afirmou em entrevista à imprensa que entende a necessidade da duplicação da BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, mas confessou que ficou preocupado com a proposta da forma de custeio da obra, a partir do momento da concessão. Para o parlamentar, da forma como o projeto foi apresentado, a proposta penaliza com a cobrança de pedágios.

"Eu preciso conhecer o projeto técnico da concessão e os custos envolvidos. É bom lembrar que recentemente o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, esteve em Antônio Dias, onde entregou 15 quilômetros da obra de duplicação e anunciou que mais 45 quilômetros serão entregues até o fim do ano. Essas obras foram financiadas com dinheiro público. De Periquito a Belo Horizonte teremos 30% de obras prontas. Essa rodovia tem um fluxo altíssimo e ao mesmo tempo nos é apresentada uma proposta com vários postos de pedágio e com tarifas que consideramos altíssimas”, detalhou Diniz.

Audiência

A audiência convocada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) trata do programa de exploração da rodovia e os estudos de viabilidade para concessão de 673,82 km da BR-381 (BH a GV) BR-262, entre Minas Gerais e o Espírito Santo. Nesse trecho serão instaladas 11 praças de pedágio, das quais, cinco entre Governador Valadares e Belo Horizonte, destes, dois entre Ipatinga e Valadares. A proposta da tarifa básica de pedágio, por praça, é de R$ 8,54 para pista simples e R$ 11,10 para pista dupla, segundo a ANTT.

Na quarta-feira, um grupo de moradores de Naque fez um protesto, por não concordar com a proposta da cobrança do pedágio, alegando que uma viagem de ida e volta a Valadares vai custar, só em tarifas de pedágio, em torno de R$ 38.

Investimentos

Conforme o edital na ANTT, a empresa que ganhar a concessão da BR-381, o que deverá ser definido no máximo até o primeiro semestre de 2020, poderá explorar a rodovia por 30 anos. Nesse período terá que assumir as obras de duplicação dos dois trechos, tanto na 381 quanto 262. Estão previstos R$ 9,1 bilhões em investimentos e R$ 5,6 bilhões em custos operacionais para os 30 anos de concessão. Entre as principais obras estão previstas a duplicação de 595,4 km da rodovia, 42,4 km de faixas adicionais e a construção de 54 passarelas para a sociedade. A proposta da tarifa básica de pedágio, por praça, é de R$ 8,54 para pista simples e R$ 11,10 para pista dupla.
Próximas audiências

O Vale do Aço ficou fora dos locais das audiências para debater a concessão da BR-381. Além da audiência de quinta-feira, em Governador Valadares, as demais audiências serão realizadas em Belo Horizonte (nesta sexta-feira, 2, das 13h30 às 17h30 no Hotel Boulevard Plaza), em Vitória-ES (7 de agosto, das 14h às 18h no Hotel Comfort Suítes) e em Brasília (8 de agosto, das 14h às 18h no Auditório Eliseu Resende, na Sede da ANTT).

Já publicado
BR-381 poderá ter pedágios com preços a partir de R$ 9,52
Apresentado projeto de concessão das BRs 381 e 262
Trecho inaugurado na BR-381 custou R$ 412,6 milhões
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Comentários

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Jorge Luis Alves..

02 de agosto, 2019 | 18:48

“Isso é só a pontinha do ice berg ..tratem de firmar o corpinho vai vim muita merda por adiante ainda ...Voces colocaram o bode na sala agora aguentem o cheiro do bode...não tem como devolver O BICHO ,,,e é como diz o compadre PRESIDENTE ...CAMBADA DE IDIOTAS UTEIS.MASSA DE MANOBRAS..KKKKK..O nosso presidente tá igual NEYMAR...ou seja enganando a torcida legal e o dindim só caindo na conta...MORAL DA HISTORIA NADA É TÃO RUIM QUE NÃO POSSA PIORAR...DÁ LHE GOVERNO...DÁ LHE PRESIDENTE APLAUSOS.....”

Ferreira

01 de agosto, 2019 | 21:32

“Isso é um absurdo, não tem lógica pagar pedágio pra rodar numa pista dessa, e detalhe, duplicados mesmo só entregaram quatro quilômetros, eu fui a BH semana passada e fiz questão de marcar a quilometragem onde começa a pista dupla, foram os quinze quilômetros mais curtos que eu já vi”

Elson Negão

01 de agosto, 2019 | 20:47

“O que adianta nós pagar impostos altíssimo pra ter um carro,além do estado arrecadar bilhões com isso,não dar uma boa condições pra nós rodar com tranquilidade,agora vem essas merdas de pedágio cara pra cacete,bando de fdp mesmo esses governo, Carlos Viana é um desses FDP propor pedágio caríssimo”

Rogério

01 de agosto, 2019 | 17:52

“Boa Tarde !

Infelizmente somos representados por pessoas extremamente despreparados e sem noção de como é difícil viver em um país com altas taxas de impostos cobrados da população....
Não sei qual o destino de tanto dinheiro arrecadado...
Pergunto : atrasam pagamento de servidores, policiais, professores e os pagamentos destas pessoas no qual somos representados não se atrasa nem um minuto ...
Pergunto : Que tal crise é esta que vivemos...
Daí vem com a infeliz ideia de concessão da rodovia BR 381 com a cobrança de pedágios...Será que estão com gozação com a população ??
Vamos pagar esta conta ??
O que fazem o dinheiro arrecadado do IPVA , Taxa de Licenciamento....??????
Porque não ouvir a população do Vale do Aço... Porque ????
Será porque não utilizam as rodovias para transitarem ....???
Povo brasileiro
Nação brasileira..
ACORDEM”

Luiz

01 de agosto, 2019 | 15:31

“Olá eu sou de Ipatinga e moro no estado de São Paulo a quase 30 anos, faço o trajeto de São Paulo - Ipatinga - São Paulo, varias vezes por ano. Só no mês de julho fui a Ipatinga duas vezes. Realmente, o valor do pedagio será um pouco caro, mas condizente com outras rodovias do pais, exceto a Rodovia Fernão Dias que tem um preço bem mais em conta (mas não é uma rodovia de boa qualidade).

A 381 Norte é uma rodovia ultrapassada a duplicação já deveria ter acontecido a uns 30 anos atrás. Não temos muita escolha, ou privatiza e teremos uma rodovia de boa qualidade, ou continuaremos a trafegar por uma rodovia sem as menores condições de segurança. Só com a privatização conseguiremos trafegar pela rodovia sem precisar ficar desviando de destroços e cadáveres ao longo do trecho da 381 da morte.”

Juca

01 de agosto, 2019 | 13:24

“Previsao de pedagio tem .mas da duplicacao nao tem .mais um vez o povo sera assaltado pelo governo.algo esta erado porque audiencia publica fora do vale do aco .e longe dos usuarios da 381.o que voces acha povao que usa com frequencia a 381.”

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