Trecho inaugurado na BR-381 custou R$ 412,6 milhões

Em solenidade no trevo, em Antônio Dias, ministro conheceu as obras de duplicação, túneis e fez anúncios

Wôlmer Ezequiel


Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, em entrevista coletiva, em Antônio Dias

O ministro da infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas inaugurou, no fim da manhã de sexta-feira (19), um trecho de 15 quilômetros da duplicação da BR381, em Antônio Dias. O trecho integra o chamado “binário pista nova”, no lote 3.1 das obras de duplicação, onde estão localizados também dois túneis no sentido Nova Era. A pista já foi liberada para circulação de veículos ontem. Conforme o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transprotes (Dnit), as obras somente no lote 3.1 custaram aos cofres públicos, até o momento, R$ 412.665,209,66.

Já os túneis próximos a Sá Carvalho, no mesmo lote, ainda estão com as pistas de ligação em construção nas proximidades do ribeirão prainha, onde também foi construído um viaduto.

Participaram do ato, deputados estaduais e federais, além dos prefeitos, de Antônio Dias, Coronel Fabriciano, e vereadores. O ministro desembarcou no aeroporto Regional do Vale do Aço por volta de 10h e seguiu em um micro-ônibus, com autoridades regionais, para o local do evento, no trevo de Antônio Dias. O diretor-geral do Dnit, general Antônio Leite dos Santos Filho também integrou a comitiva.

Em entrevista à imprensa, o ministro falou de vários assuntos, em especial a intenção do governo em fazer a concessão da BR-381 Norte e da BR-262 até Vitória, no Espírito Santo. “A gente veio pra cá com dois objetivos, talvez até três, primeiro é abrir os quinze quilômetros da rodovia. Vamos liberar um trecho duplicado agora, uma parte da obra que ficou pronta. Teremos um trecho de quatro quilômetros de pista duplicada e onze do binário”, explicou.
Conforme o ministro o trecho de pavimento rígido acabou de ficar pronto e passou a receber, nesta sexta-feira todo o trânsito, para a restauração do trecho antigo da rodovia.

Tarcísio Gomes de Freitas lembrou que, embora sejam apenas 15 quilômetros essa foi a primeira grande entrega das obras da BR-381 desde que a obra começou.

“A nossa ideia é de que no fim do ano estejamos com esses 15 quilômetros liberados e mais três nesse primeiro lote, somando 18 quilômetros do lote 3.1 da obra. E lá no lote 7 (Caeté) a gente deve liberar 25 quilômetros de pista duplicada até o fim do ano. Viemos para cá conversando com os deputados da bancada federal de Minas Gerais, justamente para trabalhar a questão do recurso, para que possamos concluir o lote 3.1 e o lote 7 até 2020”, detalhou.

Concessão de rodovias

Outro tema amplamente discutido na manhã dessa sexta-feira, foi a concessão da BR-381 Norte e o trecho da BR-262 entre Vitória e o entroncamento com a BR-381.

O ministro explicou a consulta pública foi iniciada nessa semana para que seja debatido com a sociedade o modelo que está previsto. “Essa concessão aí engloba 670 quilômetros das duas rodovias, onde a gente está prevendo a duplicação de 590. São quase R$ 10 bilhões de reais que serão investidos. A oportunidade agora é de discutir com a sociedade o modelo de concessão dessa rodovia, para que façamos o leilão da concessão da 381 no ano que vem”, afirmou.

Tarcísio Gomes de Freitas acrescentou que no encontro logo após o almoço, com representantes da bancada mineira, na Câmara de Vereadores de Antônio Dias, o assunto principal seriam as ações do ministério de infraestrutura no Estado. “Vamos fazer isso aqui em Antônio Dias, discutir com os representantes do estado, na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, as prioridades do ministério de infraestrutura para Minas Gerais”.

Um dos assuntos era a concessão das BRs 381 e 262, com a cobrança de pedágios. No total, serão onze praças de cobrança, das quais, três de Ipatinga a Belo Horizonte, duas de Ipatinga a Governador Valadares, e seis ao longo da BR-262. “A proposta é criar um sistema de incentivo, com tarifas diferenciadas, então o concessionário recebe uma tarifa menor pra pista simples e passa a receber a tarifa maior, quando a pista for duplicada”, detalhou.
Entre os parlamentares presentes estavam, Hercílio Diniz (MDB), Eneias Reis (PSL), e Celinho do Sinttrocel (PCdoB).
Wôlmer Ezequiel + reprodução


Veja os locais para onde estão previstos postos de pedágio nas BRs 262 e 381

Alças rodoviárias

O ministro Tarcísio Freitas, que foi recebido no desembarque por representantes regionais, como o prefeito de Coronel Fabriciano Fabriciano, Marcos Vinicius, confirmou que no caminho discutiu com o prefeito a demanda de alças rodoviárias no contorno rodoviário da BR-381, mas acrescentou que o assunto será inserido no debate da concessão. Se as alças tiverem que ser construídas, para acabar com o isolamento de Timóteo e Coronel Fabriciano, do contorno da rodovia, isso será feito pela concessionária da rodovia.
Wolmer Ezequiel


O secretário de estado da Infraestrutura, Marco Aurélio, garante que governo está atento com o

Aeroporto Regional do Vale do Aço tem assegurados R$ 12 milhões

Questionado acerca do Aeroporto Regional do Vale do Aço, que atualmente opera com um paliativo na pista, feito pelo governo do estado de Minas Gerais, o ministro confirmou que há dinheiro do Fundo Nacional de Aviação Civil para a recuperação completa da pista. “Tem R$ 12 milhões já previstos e que vão ser aportados. Obviamente a gente precisa dividir em fases as ações para adequar a nossa disponibilidade orçamentária, mas eu acho que mais importante hoje é manter a pista em boas condições, é manter o aeroporto operando, e isso vai ser feito com recursos do Fundo de Aviação Civil”, anunciou.

O secretário de estado de Infraestrutura, Marco Aurélio Barcelos, presente em Antônio Dias, afirmou que já está em andamento o planejamento para a reforma definitiva da pista. “O aeroporto está dentro do nosso radar, e para a além da pista, pois sabemos que é preciso construir um estacionamento, um hangar e ampliar sala de espera, entre outros setores”, enfatizou.


Trecho de 15 quilômetros é aberto na BR-381 duplicada
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Comentários

Magno Courro 21 de Julho, 2019 | 09:20
Máquina de fazer dinheiro...tiram dos trabalhadores e colocam no bolso...
Até quando o povo brasileiro vai se sujeitar a esse vermes que sugam o sangue alheio?
Isso acontece porque desde a época do descobrimento do Brasil o povo aceita tudo que lhe é enfiado goela abaixo.
Teríamos um país de primeiro mundo se nosso povo não estivesse com essa doença corruptiva..."representantes" cada vez mais corruptos, pensando somente em si e o "povo" cada vez mais submisso, também corruptível por migalhas.
Toma jeito povo brasileiro...
Assim caminha a humanidade...porque pensar no futuro se o futuro não nos pertence.
Oliveira 20 de Julho, 2019 | 20:24
Obra superfaturada!!!
Cadê o Ministério Público ou TCU???
O Km deste trecho custou 27, 5 milhões de reais.
Já está na hora de investigar!!!
Vamos inaugurá-la prendendo estes corruptos!!!
Divino 20 de Julho, 2019 | 19:44
Essa Br 381...deveriam terminar as obras e depois falar em pedagio.....esses politicos que vieram não andam de carro.....tira um pouco dos salarios deles..................ai termina rapidinho essa Br.
Att
Flavio Araujo 20 de Julho, 2019 | 13:31
Concordo com a manifestação de repúdio dos nossos comentários acima.
Brincadeira nao. Isso é um descalabro, ainda tem gente do município que fala que bolsonaro prometeu ta cumprindo.
Vamos deixar de hipocrisia politica e ver que isso nao foi nada.
Essa rodovia corta o nosso pais de norte a sul.
E vamos puxa saco desses nobres politicos.
Realmente estamos fora da realidade.
Pior nos moradores aqui proximo ao trevo de AntônioDias que sofremos mais de dois anos na poeira e na lama.
E quando vem politicos ate lavaram tudo enquanto que moradores sofremos com o pouco caso da empresa Brasil.
Faça nos de idiotas batedores de palmas.
Vao trabalhar para o desenvolvimento de nossa região.
O mundo mudou. Chega , Basta ....
Geraldo Martins Sobrinho 20 de Julho, 2019 | 11:59
Bom dia,
É um gozação cobrar pedagio da Br..15 km ainda nao duplicado...Kd o dinheiro do IPVA ????
Rogério 20 de Julho, 2019 | 10:43
Bom dia !
Realmente é muito triste um ministro gastar dinheiro público para se fazer presente na inauguração de míseros 15 KM de um total entre Ipa/Bhte de 210 KM , parece gozação com o cidadão de bem.
Precisa ter bom censo....e respeitar a população e principalmente nós usuários desta rodovia.
E o pior , estão querendo colocar pedágios , brincadeira....
E os impostos pagos por nós...IPVA , taxa de licenciamento...entre outros....Estes montantes $$$$$$ arrecadados nunca são usados para os fins que foram criados.
VAMOS PAGAR ESTA CONTA ?????
Precisamos pensar melhor em qual modelo queremos.
Sr.sincero 20 de Julho, 2019 | 09:34
Já começou o mimimi...gente deixa o cara trabalhar!Há décadas que não se faz nada em favor da 381, agora que estamos vendo luz no fim do túnel, e que não é um trem, fica toda essa falácia desnecessária e que não acrescenta nada....estou muito otimista com essa duplicação!
Fabricio Bride Soares 20 de Julho, 2019 | 00:13
Aqui...me belisca pra ver se eu não estou sonhando...Hoje,fui pra BH com esses 15km inaugurados e gastei 6horas!!!!Esse país realmente não é um país SERIO...
Vinícius 19 de Julho, 2019 | 23:12
15 km de no mínimo 300 d
e BH até Valadares, esses políticos não tem vergonha na cara, de inaugurar 15 km, vão pedir votos para as pessoas que ficam no caminho dessa rodovia da morte!!!




Luiz Bomtempo 19 de Julho, 2019 | 22:20
Concordo com o pedágio de pista dupla e demais benfeitorias.
Mas cobrar por pista simples? Já esta pronta há 50 anos...
Ferreira 19 de Julho, 2019 | 21:21
Devia ter vergonha mesmo, depois desse tempão vir aqui inaugurar quinze quilômetros de estrada, e acha que tá fazendo grande coisa
Jane 19 de Julho, 2019 | 18:37
Acho que seria mais bonito ele vir de carro de passeio de BH até o local da inauguração! Ele veria que maravilha de obra! (Modo irônico desligado)
Se eu fosse um desses políticos que compareceram a esta "inauguração" teria vergonha!
Joanas 19 de Julho, 2019 | 14:08
Este ministro veio inaugura 15 km da 381.sera que ele tem nocao de quantos km tem de BH ate GV 15 km nao representa nada porque inaugurar obra que nao existe.e ainda fala em pedagio ou ele acha que 381 so tem 15km.

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