30 de julho, de 2019 | 08:30

Em Dionísio, candidatos registram chapa para eleições suplementares

Estão aptos a votar os eleitores inscritos no município até o dia 3 de abril de 2019

Fabiano Correa
No cartório de São Domingos do Prata, dois candidatos fizeram registro até o momentoNo cartório de São Domingos do Prata, dois candidatos fizeram registro até o momento

Passado o prazo para a realização de convenções partidárias, a movimentação em Dionísio a partir de agora é para o registro das candidaturas, visando o preenchimento dos cargos de prefeito e vice-prefeito. No cartório eleitoral de São Domingos do Prata, responsável pelo município, o nome de Ailton Artuzo (PL), que é o prefeito em exercício, foi recebido na sexta-feira (26). Ele tem como vice Antônio de Oliveira. Já na tarde de ontem (29), foi a vez de Francisco Castro Souza Filho, o Nando (MDB) e seu vice, Marciny Martins Pereira, oficializarem pedido de candidatura.

Conforme adiantado pelo Diário do Aço na edição do dia 24, os nomes que disputarão o pleito, após definição nas convenções, são: Hermes Freitas (Avante), Francisco Castro Souza Filho e Ailton Artuzo. Conforme informado por integrantes do partido, Nando iria efetuar o registro na tarde de segunda-feira (29), mas o Diário do Aço não teve retorno quanto a Hermes Freitas. As convenções foram encerradas no dia 28 de julho, conforme resolução. Agora, com os candidatos escolhidos, as legendas têm até o dia 1º de agosto, às 19h, para entrega dos pedidos de registros à Justiça Eleitoral.
Divulgação
Francisco Castro Souza Filho, o Nando e seu vice, Marciny Martins PereiraFrancisco Castro Souza Filho, o Nando e seu vice, Marciny Martins Pereira

A partir do dia 1º até a proclamação dos candidatos eleitos, o cartório eleitoral de São Domingos do Prata funcionará das 12h às 19h nos dias úteis, e das 13h às 19h aos sábados, domingos e feriados. Enquanto não há candidatos eleitos no novo pleito, Ailton Artuzo continua respondendo pelo Executivo municipal. A partir do dia 2 de agosto, poderá ser iniciada a propaganda eleitoral.

Eleições
Estão aptos a votar os eleitores inscritos no município até o dia 3 de abril de 2019. As eleições serão realizadas no dia 1º de setembro, das 8h às 17h, com as mesmas Mesas Receptoras de votos constituídas para as eleições que foram realizadas em outubro de 2016. A diplomação dos candidatos eleitos deve ocorrer até o dia 20 de setembro.

As novas eleições ocorrerão em razão de a chapa eleita em 2016, sendo prefeito Farias Menezes de Oliveira (PSL) e vice-prefeito Emídio Braga Bicalho (PP), ter sido cassada pelo Tribunal Eleitoral Mineiro pela prática de conduta vedada em período eleitoral e abuso de poder político, mantendo uma decisão da Justiça Eleitoral de São Domingos do Prata. Às vésperas das eleições municipais de 2016, Frederico Henriques Coura Ferreira (então prefeito) e Emídio Braga (vice-prefeito reeleito) efetuaram doações de lotes à população carente de Dionísio, com conotação eleitoreira, revelando o abuso de poder econômico e político em prol das candidaturas dos ora cassados.

(Bruna Lage)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário