
24 de julho, de 2019 | 09:00
Eleição em Dionísio: três nomes entre pré-candidatos
Pelas ruas da cidade que terá eleição extemporânea para prefeito, o clima é tranquilo, segundo relatos de moradores
Alex Ferreira
População de Dionísio irá escolher novos prefeito e vice, no dia 1º de setembro deste ano

As eleições suplementares para prefeito e vice-prefeito, no município de Dionísio, estão agendadas para o dia 1º de setembro. E, conforme prazo eleitoral, os partidos têm até o dia 28 deste mês para realizarem convenções para escolha de candidatos. Conforme apurado pelo Diário do Aço, três nomes devem disputar o pleito na cidade. Hermes Freitas (Avante), Francisco Castro Souza Filho (MDB) e Ailton Arturo (PL) são os nomes ventilados, no caso de Ailton, que é o prefeito em exercício, o mesmo afirmou ser pré-candidato à época em que assumiu o governo, provisoriamente.
Pelas ruas da cidade, o clima é tranquilo, segundo relatos de moradores. O fato de ser uma eleição atípica fez com que muitos não estivessem preparados. O calendário eleitoral saiu semana passada e, por ora, as pessoas ainda não estão tão envolvidas. Somente quem está mais diretamente ligado à política”, avalia uma fonte liga a partidos da cidade.
Apesar do prazo para as convenções, as chapas já estariam definidas. Ailton Arturo é o candidato natural ao posto, por estar à frente da máquina. Hermes Freitas, que não tem histórico político, seria aliado político de Frederico Henriques Coura Ferreira, ex-prefeito de Dionísio.
Já Francisco, que foi vereador e também secretário no governo Weber Americano (ex-prefeito de Dionísio), é o terceiro nome da lista. Conforme apurado, ele deve ser o nome de Americano que, até o momento, não disputará as eleições suplementares.
Entenda
As novas eleições ocorrerão em razão de a chapa eleita em 2016, sendo prefeito Farias Menezes de Oliveira (PSL) e vice-prefeito Emídio Braga Bicalho (PP), ter sido cassada pelo Tribunal Eleitoral Mineiro pela prática de conduta vedada em período eleitoral e abuso de poder político, mantendo uma decisão da Justiça Eleitoral de São Domingos do Prata. Às vésperas das eleições municipais de 2016, Frederico Henriques Coura Ferreira (então prefeito) e Emídio Braga (vice-prefeito reeleito) efetuaram doações de lotes à população carente de Dionísio, com conotação eleitoreira, revelando o abuso de poder econômico e político em prol das candidaturas dos ora cassados.
As eleições foram marcadas após aprovação pela Corte da Resolução, contendo o calendário e as demais instruções que vão reger o pleito no município.
Prazos
De acordo com a resolução, de 24 a 28 de julho, os órgãos partidários poderão se reunir em convenções para deliberar sobre a escolha dos candidatos. Após a escolha em convenção, o candidato que será registrado, caso ocupe cargo gerador de inelegibilidade, deve afastar-se no prazo de 24 horas. No dia 1º de agosto, às 19h, será encerrado o prazo para entrega dos pedidos de registros dos candidatos à Justiça Eleitoral. A partir do dia 2 de agosto, os candidatos podem iniciar a propaganda eleitoral.
Estão aptos para votar os eleitores inscritos no município até o dia 3 de abril de 2019. As eleições serão das 8h às 17h, com as mesmas Mesas Receptoras de votos constituídas para as eleições que ocorreram em outubro de 2016. A diplomação dos candidatos eleitos deve ocorrer até o dia 20 de setembro.
A partir de 1º de agosto até a proclamação dos candidatos eleitos, o cartório eleitoral de São Domingos do Prata, responsável pelo município de Dionísio, funcionará das 12h às 19h nos dias úteis, e das 13h às 19h aos sábados, domingos e feriados. Enquanto não há candidatos eleitos no novo pleito, o presidente da Câmara de Vereadores continua respondendo pelo Executivo municipal.
(Bruna Lage)
Já publicado
Dionísio terá nova eleição para prefeito e vice-prefeito
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]