Expo Usipa 2024 02 - 728x90

23 de julho, de 2019 | 07:15

Hospital Nossa Senhora Auxiliadora é reaberto em Caratinga

A partir dessa retomada do funcionamento, a expectativa é que a unidade contribua para desafogar as unidades hospitalares na região, inclusive as do Vale do Aço

Divulgação
A unidade recebeu uma reforma em suas instalações, dentre elas, centro cirúrgico, salas de internação e UTI?sA unidade recebeu uma reforma em suas instalações, dentre elas, centro cirúrgico, salas de internação e UTI?s

Após quatro meses com as portas fechadas, o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora (HNSA), em Caratinga, retomou o funcionamento nesta segunda-feira (22). Um ato solene de reabertura também foi realizado no domingo (21), com a presença de representantes do poder público, diretores e funcionários da unidade hospitalar.

A reabertura do HNSA, que estava com os atendimentos suspensos desde março desse ano, já estava marcada para ocorrer, conforme divulgado pelo Diário do Aço. A partir dessa retomada do funcionamento, a expectativa é que a unidade contribua para desafogar as unidades hospitalares na região, inclusive as do Vale do Aço.

No mês passado, a administração de Ipatinga alertou que enfrenta superlotações na UPA e no Hospital Municipal, mas que, mesmo assim, busca meios para receber pacientes de outros municípios. Em Timóteo, o Hospital Vital Brazil/São Camilo ainda permanece com os atendimentos suspensos, menos para os casos de emergência e muita urgência.

Atendimento gradativo

Conforme apurado junto ao HNSA, por enquanto, estão sendo atendidos apenas os pacientes por meio do SUS-Fácil e UPA, mas ainda nessa semana a expectativa é que o atendimento seja normalizado por completo. Quando houve o anúncio da reabertura do HNSA, o provedor da unidade, padre Moacir Ramos, já havia informado que os atendimentos no hospital seriam restabelecidos de forma gradativa. “Assim, na segunda-feira (22), iniciaremos, gradativamente, o funcionamento do hospital. Primeiro teremos atendimentos básicos de internações e depois vamos dando prosseguimento com as cirurgias”, afirmou o padre à época.

Reforma

Há cerca de um mês foi criado o grupo "Amigos do Hospital", formado por dezenas de voluntários, que se uniram para ajudar na reforma das instalações da unidade, dentre elas, centro cirúrgico, salas de internação e UTI’s.

O coordenador do grupo, pastor Elan Tebas, informou ao Diário do Aço que várias pessoas realizaram doações, que permitiram uma reforma completa do prédio do hospital. “Tivemos uma boa adesão de voluntários nessa campanha. Muitos assumiram a própria execução dos serviços, doando recursos materiais e a própria mão de obra. Tudo isso contribuiu para que o hospital pudesse ser reaberto”, afirmou.

Pendências

Em nota, enviada no dia 10 de março, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou que neste ano de 2019 já efetuou o pagamento do montante de R$ 1.449.729,68 ao Hospital Nossa Senhora Auxiliadora de Caratinga. Desse total, cerca de 79%, ou seja, R$ 1.143.063,01, eram relativos a pendências de anos anteriores a 2019. “Sobre os demais débitos em atraso, a SES-MG entende ser de suma importância a regularização dos repasses e reforça que o Governo de Minas está trabalhando para mudar essa realidade”, informava a nota.

A SES-MG esclarece, ainda, que neste período em que o hospital interrompeu o funcionamento, a população não permaneceu desassistida. “Conforme estabelecido no plano de contingência a partir do fechamento, os atendimentos têm sido realizados pela UPA de Caratinga, pelo Hospital Irmã Denise – CASU e outros pacientes são transferidos para os hospitais da região de abrangência da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano”, concluiu a nota.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário