03 de julho, de 2019 | 08:50

Com manifestação na linha, viagem de trem é suspensa

Protesto que fechou ferrovia no ES pede agilidade nas indenizações por prejuízos causados com catástrofe ambiental em Mariana, em 2015

A circulação do Trem de Passageiros foi suspensa nesta quarta-feira (3) em ambos os sentidos (ES x MG e MG x ES). A decisão foi tomada em virtude da ocupação da linha férrea por manifestantes, nessa terça-feira (2/07), em Colatina (ES), conforme nota enviada ao Diário do Aço pela Vale.

Desde ontem dezenas de pessoas ocupam a Estrada de Ferro Vitória a Minas, pedindo agilidade nas indenizações a serem pagas em função dos prejuízos sofridos com a catástrofe ambiental da mineradora Samarco, controlada pela Vale, ocorrida em 5 de novembro de 2015, no município de Mariana.

"Cabe destacar que as reivindicações dos manifestantes em questão não têm relação com as operações da Vale ou da Estrada de Ferro Vitória a Minas"

O diálogo com as comunidades está sendo conduzido pela Fundação Renova, criada para gerir e executar os programas e ações de reparação e indenização às pessoas afetadas pelo rompimento da barragem de Fundão da Samarco.

Os passageiros podem reagendar o bilhete ou pedir o reembolso do valor investido na compra da passagem. Para isso, é preciso se dirigir, no prazo de até 30 dias, a qualquer uma das estações localizadas ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas. Mais informações podem ser solicitadas por meio do Alô Ferrovias 0800 285 7000.

"A Vale reitera o seu compromisso com a segurança dos passageiros, das suas operações e das comunidades nas quais está presente", informa a empresa, na nota.

As famílias vítimas do rompimento da barragem de Fundão (Mariana), em 2015, afirmam que na ausência de técnicos independentes para levantamento de dados e fornecimento de informações, o processo de reparação integral encontra-se prejudicado, o que, ainda segundo o movimento, aumenta a vulnerabilidade social das populações atingidas.


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário