02 de julho, de 2019 | 14:40

Vereador e diretor da Câmara de Itabira são presos

Investigados por suspeita de “rachadinha”, vereador e servidor foram alvo de mandados de prisão preventiva nesta terça-feira

Assessoria Câmara Itabira
Pastor Ailton, em noite de homenagens na Câmara de Itabira, ao lado de Nezinho Pastor Ailton, em noite de homenagens na Câmara de Itabira, ao lado de Nezinho

O vereador Weverton Júlio Limões, o Nenzinho (PMN) e o diretor administrativo da Câmara de Vereadores de Itabira, pastor Ailton Moraes, foram presos preventivamente na manhã desta terça-feira (2).

Em entrevista à imprensa no começo da tarde de hoje, o delegado regional da Polícia Civil, Helton Cota, informou que a prisão se deu em função da coação de testemunhas ouvidas pela Polícia Civil em um inquérito que apura a prática de “rachadinha”, ou “caixinha de gabinete”, praticada por vereadores, recolhendo parte dos salários pagos a assessores nomeados nos gabinetes, mesma prática que levou à prisão sete vereadores, além de alguns assessores, em Ipatinga.

“Ambos intimidavam as testemunhas do caso a não delatarem à Polícia Civil. Há indícios que os dois acusados, ao longo dos anos, exigiam de alguns funcionários parte dos salários (pagos com o dinheiro público), como garantia do emprego, prática conhecida popularmente como rachadinha”, esclareceu o delegado.
Reprodução de vídeo
Delegado Regional, Helton Cota, explica que investigação de rachadinha na Câmara de Itabira estão em andamento desde 2018 Delegado Regional, Helton Cota, explica que investigação de rachadinha na Câmara de Itabira estão em andamento desde 2018

Por sua vez, o vereador Nenzinho nega que participe de qualquer esquema criminoso. Entre outros delitos, o vereador e o diretor são acusados de concussão (percepção de dinheiro indevido ou obtenção de vantagens por um funcionário público), e associação criminosa.

Os dois presos deverão ser mantidos encarcerados até a conclusão do inquérito pela Polícia Civil e o encaminhamento do caso para o Ministério Público. A investigação está em andamento desde 2018.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Barrabas

03 de julho, 2019 | 10:54

“Essas pessoas se fazem de pastor de igreja pra se da bem na politica .como uma pessoa desta natureza pode pregar a palavra de Deus.talvez eu estou errado mas eu acho que dirigente de igreja em geral indepedente da religiao nunca deveria ser politicos porque na politica existem coisas muito ruim so perde por traficante.”

Envie seu Comentário