19 de junho, de 2019 | 19:30

Instituto apresenta diagnóstico para ampliação da coleta seletiva em Timóteo

Entre as iniciativas para ampliar a coleta, conforme o governo, estão a instalação de pontos de entrega voluntária de material reciclável nos bairros Primavera e Alegre e no distrito de Cachoeira do Vale

Divulgação
Do material coletado, 54% dos resíduos gerados no município podem ser tratados ou destinados à reciclagem, apontou diagnóstico Do material coletado, 54% dos resíduos gerados no município podem ser tratados ou destinados à reciclagem, apontou diagnóstico

O diagnóstico das propostas para a escolha alternativa a ser adotada na Coleta Seletiva em Timóteo foi apresentado essa semana, no auditório da prefeitura. A engenheira ambiental e analista do Instituto Gesois, Josiana Gonçalves de Souza, explicou, nesta quarta-feira (16), que o diagnóstico foi precedido de um estudo gravimétrico feito na sede da Associação os Catadores de Materiais Recicláveis de Timóteo (Ascati), parceira da iniciativa. O estudo apontou a quantidade de resíduos gerados e qual o potencial de recuperação. Do material coletado foi constatado que 54% dos resíduos gerados podem ser tratados ou destinados à reciclagem.

Outro dado revelado no seminário foi o de que 44,24% do território de Timóteo são cobertos pela coleta seletiva. De acordo com o levantamento, o município gera 45 toneladas de lixo por dia o que dá uma média diária de 0,55 quilos/dia por habitante. O montante é muito inferior à média nacional que é de 166 mil toneladas/dia, sendo 0,95 quilos/dia por habitante.

Entre as iniciativas para ampliar a coleta, conforme o governo, estão a instalação de pontos de entrega voluntária de material reciclável nos bairros Primavera e Alegre e no distrito de Cachoeira do Vale. A coleta seletiva também será reforçada com a liberação de um segundo caminhão coletor que auxiliará os catadores da Ascati no processo de recolhimento nos bairros onde já existe o serviço.

“Um dos encaminhamentos a partir desse seminário é a ampliação da coleta seletiva nos bairros onde o trabalho já é feito e a divulgação dos pontos de entrega voluntária no Alegre, Primavera e Cachoeira para a população deixar o material reciclável nesses locais. O município também dispõe de contêineres próprios para a coleta de recicláveis espalhados por vários bairros da cidade”, afirmou a subsecretária municipal de Meio Ambiente, Lucília Moraes.

Já publicado
Diagnóstico da Coleta Seletiva será apresentado em Timóteo
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

O Cidadão

20 de junho, 2019 | 21:02

“Parabéns à administração pela iniciativa. Acho que será necessário também uma campanha de conscientização.”

Envie seu Comentário