08 de junho, de 2019 | 19:00

Ipatinga é destaque nacional em inovação para a educação

Divulgação/PMI
Em abril deste ano, foram entregues 2.800 chromebooks para as 27 escolas que atendem ao Ensino FundamentalEm abril deste ano, foram entregues 2.800 chromebooks para as 27 escolas que atendem ao Ensino Fundamental

Ultrapassando as barreiras territoriais e também tecnológicas, quatro alunos da rede de ensino municipal de Ipatinga, ao lado de um professor e um coordenador pedagógico, irão até Brasília na próxima semana. Eles vão representar o município no evento nacional da Google para a Educação, que ocorrerá na terça-feira (11), nas dependências de um hotel.

O investimento da administração municipal na plataforma chamou a atenção da Google, que convidou o coordenador Pedagógico Marco Abreu dos Santos e o professor de história da rede pública, Geber Laranjo Silva, para falarem acerca da contribuição das ferramentas do Google para uma gestão escolar mais efetiva, incluindo a automatização do Google Formulários com o complemento Autocrat.

A oportunidade de participar do evento, de nível internacional, surgiu por meio da Administração de Ipatinga, via secretarias de Educação e Dados, que investiu na plataforma Google For Education. O processo de implantação evoluiu com a aquisição de aproximadamente 2.800 chromebooks, que foram entregues em abril deste ano, para as 27 escolas que atendem ao Ensino Fundamental, alcançando cerca de 10 mil estudantes.

Em parceria com a empresa Get Edu, o novo sistema foi recentemente implantado na rede municipal de ensino e já tem rendido bons resultados para além das salas de aulas. A secretária municipal de Educação, Eva Sônia Rodrigues, entende que o evento “Inovar para Brasil: Construindo a Educação do Futuro”, em Brasília, é uma grande oportunidade de projetar a eficácia da plataforma nas escolas de Ipatinga.

“O evento reunirá os principais líderes do País na área da Educação, em um dia voltado ao compartilhamento de experiências através de workshops, desafios e propostas para inspirar a Educação do futuro. Poder levar os nossos alunos e educadores em um evento de grande relevância como este, para que tenham a oportunidade de relatar suas experiências pessoais com a plataforma, é simplesmente fantástico”, definiu a secretária.

Viagem à capital
Devido ao bom desempenho com a plataforma e os aparelhos chromebooks, quatro alunos foram convidados para participar do evento em Brasília, dentre eles, dois da Escola Municipal Padre Bertollo e outros dois da E. M. Altina Gonçalves: Isabelli Cecílio dos Santos e Bianca Elisa Santos Rosário, e Taylon Christian Arruda de Alvarenga e Arthur Moreira Silva, respectivamente.

Além dos estudantes e dos educadores, também estarão presentes no evento da Google o prefeito Nardyello Rocha; a secretária de Educação Eva Sônia; a Adjunta da pasta, Wanessa Mayra Reis de Castro Maia, a diretora do Departamento Técnico Pedagógico da Prefeitura de Ipatinga, Adriana da Silveira Nogueira, e a assessora pedagógica responsável pelo Elisangela Aparecida pereira Nunes.

Durante toda a terça-feira (11) ocorrem cinco workshops de imersão tecnológica, dentro do tema “Construindo a Educação do Futuro: Inovar para Brasil”. Já no dia seguinte os professores e alunos farão um passeio pela capital do Brasil, a fim de conhecer pontos turísticos como o Palácio do Planalto e a Praça dos Três Poderes.

Para o prefeito Nardyello Rocha, a ida desta comitiva em um evento de grande envergadura como o “Inovar para o Brasil” é a certeza de que a administração municipal está no caminho certo. “Esse evento vem confirmar a convicção que tenho de que com os investimentos que estão sendo feitos e o excelente material humano de que dispomos. Vamos conseguir dotar Ipatinga da melhor educação de Minas Gerais. Somos os primeiros do Colar Metropolitano do Vale do Aço a trazer essa tecnologia para as salas de aulas da rede pública. Ficamos à frente até de muitas capitais brasileiras ao colocar em prática o uso dos chromebooks. E agora tenho a honra de levar alunos da rede municipal em um evento do Google. Trata-se de uma oportunidade única de valorizar os educadores, que vão falar sobre suas experiências com a plataforma, e também os alunos, que aprenderão ainda mais sobre a ferramenta”, resumiu o chefe do Executivo.

Plataforma
A plataforma Google for Education proporciona a professores e alunos uma nova forma de estudo dentro da sala de aula. A tecnologia possibilita aos educadores oferecer um aprendizado personalizado, garantindo melhor desempenho de suas turmas. Por meio desta ferramenta, os professores podem estabelecer turmas específicas, distribuir tarefas, dar notas, enviar feedbacks e acompanhar tudo em um único ambiente virtual. Os alunos se beneficiam com as facilidades da plataforma e ganham mais tempo para aprendizagem aconteça de forma mais dinâmica, contextualizada e desafiadora.

Um dos muitos instrumentos didáticos é o Google Sala de Aula (Classroom), que foi criado para ajudar a organizar as tarefas diárias, melhorar a comunicação e aumentar a colaboração. Com isso, é possível otimizar as tarefas e facilitar para que o aluno mantenha o foco nos estudos; monitorar o desempenho dos alunos para saber quando e onde dar mais feedback, e atribuir e avaliar atividades com segurança.

Já publicado

Escola de Ipatinga aplica o primeiro simulado digital
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário