Expo Usipa 2024 02 - 728x90

24 de abril, de 2019 | 12:00

ESF do João XXIII e Quitandinha promovem palestras sobre Autismo

Atividades estão dentro do mês de conscientização Abril Azul

Divulgação
A promoção das ações é coordenada pelas Equipes de Estratégia da Saúde da Família (ESF)A promoção das ações é coordenada pelas Equipes de Estratégia da Saúde da Família (ESF)

A Secretaria de Saúde de Timóteo está desenvolvendo atividades alusivas ao Autismo dentro do calendário Abril Azul, mês de conscientização sobre a condição. A promoção das ações é coordenada pelas Equipes de Estratégia da Saúde da Família (ESF). O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo (02 de abril) foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre o transtorno do neurodesenvolvimento, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos.

No dia 15, a ESF do Quitandinha promoveu uma ação de conscientização sobre a condição de autismo no Salão Comunitário da Associação São Vicente de Paula, localizado no bairro. A abordagem do tema foi realizada por Rejane Faioli, membro da Associação dos Pais e Amigos dos Autistas. Moradora do Vila dos Técnicos e usuária dos serviços municipais de saúde, Faioli é mãe de uma jovem autista. Ela fez um relato sobre as dificuldades de interação social das pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA), o acesso aos serviços de saúde e a importância de detectar o TEA na primeira infância para buscar melhorar o desenvolvimento dos autistas.

No dia 16 de abril, a ESF do João XXIII realizou uma palestra ministrada pelo médico Kayser Kurka voltada para os usuários da unidade. Na ocasião, o tema foi abrangido de forma clara e esclarecedora com informações gerais sobre os aspectos da condição do autismo. O Transtorno de Espectro Autista é uma condição do desenvolvimento neurológico, caracterizada por uma alteração da comunicação social, comportamentos repetitivos ou estereotipados, que faz com que o autista vivencie o mundo de forma diferente e única.

Mais
Família de garoto de 11 anos pede ajuda para cirurgia nos olhos
Dia Mundial do Autismo promove diálogo a respeito do transtorno
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário