20 de março, de 2019 | 14:07

Vento atingiu 70 Km/h durante tempestade em Ipatinga

Há previsão de novos temporais; serviços para reparar estragos foram realizados durante toda a manhã

Divulgação
 O temporal, acompanhado de descargas atmosféricas e fortes rajadas de ventos com velocidade de até 70 km/h, que caiu sobre Ipatinga nesta terça (19) provocou a queda de árvores em várias regiões O temporal, acompanhado de descargas atmosféricas e fortes rajadas de ventos com velocidade de até 70 km/h, que caiu sobre Ipatinga nesta terça (19) provocou a queda de árvores em várias regiões

O temporal – acompanhado de descargas atmosféricas e rajadas de vento com velocidade de até 70 km/h – na noite de terça-feira (19) provocou a queda de árvores em vários bairros e atingiu redes elétricas e postes, com interrupção do fornecimento de energia elétrica em inúmeros domicílios e obstrução de vias de trânsito. A informação é da administração municipal.

A Defesa Civil, brigadas das Secretarias Municipais de Obras Públicas (Setop), Segurança e Convivência Cidadã (Sescon) e de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) atuaram, ao lado do Corpo de Bombeiros, Cemig e da empresa Infrater, para atender as ocorrências emergenciais.

Os serviços se estenderam até a madrugada e foram retomados na manhã desta quarta-feira (20), também com o apoio de equipes da Vital Engenharia, para que a rotina de normalidade fosse restabelecida na cidade o mais rápido possível.

A administração municipal informou que os maiores problemas foram ocasionados pelo vendaval. A chuva foi de pequena intensidade, entre 13mm e 6mm, mas o vento forte provocou estragos. Em muitos bairros, sequer choveu.

Para essa quarta-feira há previsão de 25 mm de chuva no fim da tarde e início da noite. Também há previsão de chuva na quinta-feira.

Mais:
Tempestade de raios assusta no Vale do Aço

 No bairro Caravelas, houve a queda de duas árvores, uma delas caiu num lote vago e outra interditou a pista derrubando também um poste No bairro Caravelas, houve a queda de duas árvores, uma delas caiu num lote vago e outra interditou a pista derrubando também um poste
Quedas de árvores

Entre os vários casos, uma árvore que caiu na rua Luther King, no bairro Cidade Nobre, junto à Policlínica Municipal, resultou em três postes quebrados e mais de 200 domicílios sem energia. Foi feito o corte da árvore, sendo a via interditada temporariamente. Para maior segurança dos moradores, a Cemig desativou a rede elétrica, com restabelecimento apenas após a conclusão dos reparos necessários.

Na avenida Cláudio Moura – trecho urbano da BR-458 –, no Centro, próximo à Estação Qualifica, outra grande árvore caiu, mas sem maiores danos. O tronco foi fragmentado juntamente com os galhos, sendo feita a sua retirada da via pública.

Ainda no centro, caiu uma árvore da praça 1º de Maio, que se precipitou sobre a pista da avenida 28 de Abril. As ações de desobstrução foram iniciadas logo após a ocorrência e concluídas nesta quarta-feira. Enquanto os serviços eram realizados, houve interdição da avenida no trecho.

Na avenida Ayrton Senna, no bairro Tiradentes, a queda de uma árvore Ficus de aproximadamente 14 metros provocou falta de energia elétrica. Após averiguação, a operação de retirada do tronco foi programada para esta quarta-feira, devido à complexidade do quadro e os riscos oferecidos.

Outra árvore foi rachada por um raio no bairro Horto, próximo ao anexo do Colégio São Francisco Xavier, precipitando-se sobre um veículo estacionado, que teve o seu teto perfurado por um fragmento pontiagudo. Entretanto, ninguém foi ferido.

No bairro Caravelas, houve a queda de duas árvores da espécie Angico Vermelho no Beco 1 da rua Amazonas. Uma delas caiu num lote vago e outra interditou a pista, derrubando também um poste.

Conforme o secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Agnaldo Bicalho, também foi muito importante para a agilidade e operacionalização dos reparos a participação do gabinete do prefeito, atento a todas as notificações e com designação de pessoal de apoio. “É necessário destacar também a prontidão e disposição dos Bombeiros, da Sescon, da Setop e da empresa Infrater, além da diligência da Cemig, que mesmo com funcionários de folga esteve presente na proteção das pessoas e amenização dos riscos”.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

José Geraldo e Assis

21 de março, 2019 | 18:42

“Esta queda de árvore em frente ao colégio São Francisco Xavier do Horto não é apenas obra desta chuva. Naquele local várias árvores já caíram nos últimos meses, trazendo prejuízo a quem estaciona carros para trabalhar ou estudar no colégio. Somente de novembro até agora, já foram 04 árvores que caíram e apesar de procurarmos os responsáveis pelo local, recebemos um jogo de empurra para fugir da responsabilidade.
O que está acontecendo é uma irresponsabilidade total. Enquanto ficamos somente no prejuízo financeiro, ninguém está retirando as mesmas.
Será, que estão esperando cair na cabeça de algum aluno ou transeunte e causar uma desgraça maior para depois ficar procurando culpados.
Com a palavra os responsáveis.”

New

20 de março, 2019 | 20:56

“Reportagem muito boa .estão de parabéns por nós deixar sempre informando. Abraço.”

Envie seu Comentário