27 de outubro, de 2017 | 18:00
Motoristas aprovam quebra-molas na BR-458
A reportagem foi perguntar aos motoristas a avaliação deles sobre a situação do trânsito após a instalação dos quebra-molas
Wôlmer Ezequiel
Quebra-molas na avenida Cláudio Moura teve como objetivo garantir segurança em retorno
Passados quatro dias da instalação de um quebra-molas na avenida Cláudio Moura, trecho urbano da BR-458, no bairro Novo Cruzeiro, em Ipatinga, o recurso é aprovado pelos motoristas que precisam usar o retorno existente no local. Pelas redes sociais, entretanto, os usuários da pista sentido ao Centro, mantêm os protestos contra essa retenção na pista. 
A intervenção foi realizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) faz parte de um conjunto de melhorias em andamento para facilitar o retorno em direção ao Centro. O trecho no local é de 60 km/h, mas quem trafega sentido ao Centro enfrenta tempo indeterminado de espera para avançar e seguir o curso. A dificuldade atinge tanto quem vem do centro e quer retornar, quanto quem sai do Parque Ipanema pela avenida Roberto Burle Max e precisa seguir para o Centro pela Cláudio Moura.
O presidente da Associação de Moradores do Bairro Novo Cruzeiro (Ambanoc), Erson Vieira, informou ao Diário do Aço que a instalação do quebra-molas foi positiva e contribuiu para que os motoristas façam o retorno para o centro pela BR-458, mas não resolveu o problema por inteiro.
A nossa ideia mesmo era colocar uma retenção perto do retorno para forçar os carros que transitam pela rodovia a chegarem para direita. Isso iria aliviar a passagem, mas não quiserem arrancar algumas árvores por causa de licença ambiental. O diretor do Dnit tinha até aprovado essa ideia, que seria bem melhor. Agora temos que esperar para ver como que vai ficar essa pista”, afirma.
O dirigente comunitário também informou outra solução que pode contribuir para a segurança no retorno. Desde que colocaram o quebra-molas, eu sei que já teve três acidentes por ali. Então, se eles levantassem o quebra-molas mais para o lado esquerdo, no sentido centro, os carros iriam se agrupar no lado direito da pista, facilitando o retorno. Além disso, também precisa colocar mais sinalização”, concluiu.
A reportagem também foi perguntar aos motoristas a avaliação deles sobre a situação do trânsito após a instalação dos quebra-molas.
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José Ronaldo
29 de outubro, 2017 | 11:02Pôr quê não colocam radar?? É muito irresponsável essa medida de quebra molas em uma BR , o risco de acidente é enorme pela falta de sinalização adequada.
Veja como reduziu os acidentes após as instalações de diversos radares na rodovia da morte, mesmo ela em obra.
Os relatos que temos é grande os números de acidentes e assaltos em alguns pontos.”
Pedro
29 de outubro, 2017 | 10:28Ignorância achar que quebra molas resolvem problema de seguridade no trânsito.Esse método é antigo,que de certa forma é perigoso e bastante prejudicial ,ainda mais em se tratando de viaturas em ocorrências ,sejam elas,pelo uso de Ambulâncias,policiais, bombeiros e terceiros em medidas de urgência,isso atrasa a prestação '' socorrista'' e de urgência''.Uma via com 1 quebra molas por ex,pode atrasar em cerca de 05 a10 segundos,parece pouco, mas para quem está dentro de um SAMU,com risco de morte,1 segundo a menos pode lhe causar a morte.O fato é, se colocar radar,o povo reclama, 'pardal' o povo reclama !Porque não educar? assim como as faixas de pedestres, que depois de muitos anos tornou-se efetiva e usual.Como sugestão,bom seria usar barreiras eletrônicas, visíveis e bem sinalizadas,assim mantem o fluxo de veículos,sem prejuízo das viaturas que transitam em plena atividade.Noutra visão, vejo que essa obra deve ter custado uns 6 a 7 mil( preço real)e com super valorização( corrupção) deve ter ficado uns 80 mil reais..tão inventando obras para capitalizar..só pode !!!!! Quem viu a ponte metálica esses dias? recapeamento da via num durou nem 05 anos e a pista de rolamento está deformada.Ao invés de reformar , colocaram '' zoi de gato '' em sua extensão.Que gambiarra !!! quem circula ali, sabe que desviamos das deformidades e as vezes avançamos a faixa contrária(perigo) para sair dos relevos causados por uma obra mau executada !!!”
Maurozam
28 de outubro, 2017 | 22:53Se fosse bom e inventado por um sujeito inteligente, este cocô não seria proibido pelo artigo 94 do código de trânsito, sendo permitido apenas em último caso só depois de ser esgotados todos os recursos disponíveis, e ainda assim com medidas e regulamentação na resolução 39 do CONTRAN.”