19 de junho, de 2015 | 20:00

Criança em coma retorna a Ipatinga

Samuel Matias estava hospitalizado desde setembro do ano passado, quando se enforcou acidentalmente no cortinado do berço


IPATINGA – Após nove meses de internação no Hospital Felício Rocho, em Belo Horizonte, Samuel Matias Santos, atualmente com um ano e sete meses, retornou para a casa da família, em Ipatinga. Em 15 de setembro de 2014, ele se enforcou acidentalmente no cortinado do berço onde dormia e, desde então, está em coma. A mãe da criança, Izabella Matias, relata ao DIÁRIO DO AÇO, emocionada, os avanços no quadro de saúde do filho. Na residência onde moram, no bairro Veneza II, um pequeno Centro de Terapia Intensiva (CTI) foi montado em um dos cômodos do apartamento.

O drama da família foi relatado pelo DIÁRIO DO AÇO. Samuel é filho de Elismar Cândido Santos, mais conhecido como Mazinho, ex-jogador do Social, de Coronel Fabriciano. Nessa sexta-feira, 19, Izabella Matias, recebeu a reportagem e mostrou os cuidados com a criança, onde os avós, demais familiares e até vizinhos se dedicam à espera da melhora no quadro de saúde do pequeno.

Izabella é mãe de quatro crianças. Na segunda gravidez, ela deu à luz a trigêmeos – um deles é Samuel. A lembrança de como veio a reviravolta na vida da família é dolorosa. “Meu marido e eu tínhamos acabado de sair para trabalhar. Meus pais ficaram em casa tomando conta das crianças. Meus pais acharam que Samuel já tinha acordado e minha mãe foi buscá-lo no quarto. Quando chegou, ele já estava enrolado no cortinado do berço. Ela conta que tirou quatro voltas do rosto e do pescoço, mas que ele já estava roxo”, narra a mãe.

A criança foi levada a uma unidade hospitalar privada no município. Lá foi constatado que os sinais vitais da criança pararam e profissionais tentaram reanimá-lo. “Eu senti uma paz enorme naquele momento, como se Deus me pedisse calma. Eu então ajoelhei e clamei ao Senhor”, conta. Samuel retomou os batimentos e foi levado, na manhã do dia seguinte, 16 de setembro, à capital mineira. Izabella falou da dor em acompanhar o filho em Belo Horizonte, de não ter visto os primeiros passos dos outros filhos que ficaram em Ipatinga e do avanço que possibilitou ao menino retornar à cidade – ele passou a não depender do respirador.

Wesley Rodrigues


Mini UTI Samuel
A história comovente mobilizou familiares e amigos, que iniciaram uma campanha para arrecadar donativos e dinheiro na internet. Pelas redes sociais e WhatsApp, uma mensagem de pedido de ajuda circulou e os pais receberam o apoio de pessoas de várias cidades da região. Na quarta-feira, 19, Samuel chegou de helicóptero ao Vale do Aço. Um cômodo do apartamento foi totalmente adaptado para comportar um pequeno Centro de Terapia Intensiva (CTI).

Banhos pela manhã, troca de fraldas à tarde, dieta especial por sonda, e o carinho dos irmãos, pais e avós em tempo integral. A rotina da família mudou totalmente. À noite, a criança é acompanhada por uma enfermeira. A mãe, Izabella, que trabalhava como motorista de van escolar - ofício que o marido também exerce -, deixou o trabalho desde o acidente ocorrido com o filho.

“Agora, vivemos a expectativa pela evolução. Um dia ele abre o olhinho, não movimenta os olhos, mas já ergueu as pernas, fica taquicardíaco, ou mexe alguma coisa. Ele precisa de estímulos para saber o quanto irá reagir. São muitas as dificuldades, mas Deus vai nos ajudando”, contou.

Na busca pelo progresso do quadro de saúde, Samuel precisa da ajuda de múltiplos profissionais. A família também precisa de fraldas, alimentação especial e medicação da criança. Doações podem ser feitas pelas seguintes contas em nome de Samuel Matias Santos: Bradesco (agência 0467-7/ conta poupança 4371-0) e Caixa (agência 0118/conta poupança 31424-6). O telefone de contato é 8853-0829.


RELEMBRE:

Família vive drama com criança em coma - 03/03/2015

[[##812##]]
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário