06 de agosto, de 2014 | 00:00

Vagões com padrão europeu na rota BH/Vitória

No primeiro dia de viagem, passageiros aprovam a modernização do transporte


IPATINGA – A circulação do trem da Vale entre Vitória (ES) e Belo Horizonte, nos dois sentidos, com os novos vagões, foi iniciada ontem. Na estação Intendente Câmara, em Ipatinga, a novidade atraiu curiosos que esperaram o trem passar na tarde de ontem só para conferir o novo visual. No primeiro dia de mudança, a locomotiva que partiu de Vitória chegou a Ipatinga com 35 minutos de atraso em relação à previsão de chegada, que ocorre geralmente às 15h15.

Em uma ação para marcar a estreia do novo trem, até quinta-feira (7), os passageiros que passam pelas estações de Ipatinga, Governador Valadares, Belo Horizonte e Vitória podem tirar fotos que são ampliadas na hora e doadas como lembrança. O preço na passagem não teve alteração. A passagem de Belo Horizonte até Vitória custa R$ 91 na classe executiva e R$ 58 na econômica.

Os passageiros que desembarcaram aprovaram as mudanças, mas muitos reclamaram do funcionamento do ar que foi interrompido a partir da parada em Governador Valadares. Entre os que aguardavam o embarque em Ipatinga, estava o comerciante João Pereira, cujo destino era Belo Horizonte. Essa foi sua primeira viagem de trem. “Para mim é muito emocionante, optei por viajar de trem devido à maior segurança e belas paisagens do percurso”, comentou.

O aposentado Antônio Carlos de Oliveira foi à estação levar o filho para viajar, mas fez questão de esperar o trem passar para vê-lo de perto. “Esse é um momento histórico para quem andou de trem a vida toda, como eu. Fiz questão de vir. Na próxima semana vou para Belo Horizonte de trem e já estou na expectativa”, frisou. 

Wôlmer Ezequiel


novo trem da Vale
Os passageiros que embarcaram em Vitória, Elias Araújo, Léli Araújo e Samuel da Silva, aprovaram as melhorias e afirmaram que sempre usam esse meio de transporte. “Está mais confortável. Tivemos um problema com o ar condicionado que parou de funcionar, mas é uma falha operacional. Os banheiros são bons e é um passeio agradável”, disse Elias Araújo.

Para Léli Araújo, o trem pode ser comparado a um avião devido à segurança. “Só venho de Vitória para cá de trem, porque acho a viagem de ônibus muito perigosa”, disse. Tranquilidade também fez Samuel Silva optar pela viagem. “A viagem é segura, assim como a aérea. Acho que é preciso ter mais incentivo para as pessoas usarem mais esse meio de transporte”, opinou Samuel Silva.    

Ar condicionado
A assessoria de imprensa da Vale informou que a falha no ar condicionado foi registrada durante a viagem no começo da tarde de ontem e o conserto foi finalizado quando o trem partiu da estação Intendente Câmara. “Nos próximos quatro meses o trem circula em operação assistida, com equipes de manutenção dentro do trem, inclusive com técnicos da Romênia, país de origem dos novos vagões, para identificar problemas e tentar atuar de forma mais rápida possível para minimizar desconfortos e impactos”, informou a assessoria.

Demanda
O supervisor do trem de passageiros, Rafael Fachetti, esclarece que a oferta de vagões suporta toda a demanda, com programações diferenciadas para a alta e baixa temporada. “Em dias normais, 80% do percurso viaja com 40% a 50% da capacidade. Na baixa temporada temos de dois mil a 2.500 passageiros por dia. Na alta, são 4 mil a 4.800 passageiros”, ressaltou. Questionado sobre a reivindicação de a Vale disponibilizar mais de um trem para cada destino por dia, Rafael Fachetti afirmou que, no momento, não existe essa possibilidade.

O que mudou?
Fabricados na Romênia, os vagões, que desembarcaram em Vitória entre dezembro de 2013 e maio deste ano, obedecem a padrões europeus de qualidade. Em ambas as classes os carros são climatizados e contam com tomadas elétricas individuais nas poltronas para possibilitar o carregamento de equipamentos eletrônicos, como notebooks e telefones celulares.

A outra novidade são as câmeras de monitoramento (seis por vagão) para evitar furtos e roubos. Os carros da classe executiva contam com sistema de som e iluminação individualizados para dar maior conforto e comodidade aos viajantes. Outro diferencial são as poltronas, mais confortáveis.


LEIA MAIS:

Trem de luxo da Vale começa a circular dia 5 de agosto - 18/07/2014

Esgotadas as passagens para classe executiva - 04/08/2014
[[##477##]]
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário