16 de janeiro, de 2015 | 11:04

Presa quadrilha que agia na 381 e 116

Polícia afirma que grupo tinha se especializado em roubar grandes cargas em rodovias


DA REDAÇÃO - A Polícia Civil apresentou, nesta quinta-feira (15), em Belo Horizonte, os membros do que classificou como uma quadrilha especializada em roubo de plástico e aço.

Conforme a divulgação oficial da PC, parte do grupo, que agia há pelo menos um ano na região Sudeste do país está presa. Mas ainda há outros integrantes já identificados. 

Alguns, foram apresentados nesta quinta-feira (15), em Belo Horizonte. O prejuízo causado pelos criminosos, em dez assaltos, é de R$ 2 milhões.

O delegado responsável pelo caso, Marcus Vinicius Vieira, da 6ª Delegacia Especializada de Repreensão às Organizações Criminosas/Cargas (Deroc), os crimes são apurados há seis meses. O caso começou a ser investigado pela Polícia Civil após ocorrências de roubo de polietileno, tarugos de alumínio e chapas de aço ao longo das BRs-381 e 116.

“Após diversos levantamentos, conseguimos prender, em João Monlevade, cinco bandidos após um roubo em Manhuaçu. Eles estavam entregando a carga para um intermediador, que levaria os produtos roubados para a revenda em empresas”, explicou o delegado.

Vieira disse que a quadrilha abordava os motoristas durante o pernoite em postos de combustível. Os caminhoneiros eram mantidos reféns e só eram liberados após a transferência da carga.

“Ainda não sabemos o tamanho da quadrilha. Desmantelamos o núcleo que fazia as abordagens e o intermediador. Agora temos que avançar na investigação para chegar aos revendedores e outros membros do grupo”, afirmou o delegado.  
Divulgação PC MG


caminhão roubado manhuaçu


Segundo Marcus Vinicius, algumas empresas do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas que faziam revenda dos produtos roubados foram identificadas. Os nomes não serão divulgados para não atrapalhar nas investigações.

O grupo teria praticado pelo menos 10 roubos no último ano, provocando um prejuízo de cerca de R$ 2 milhões. Os presos estão detidos no Ceresp Gameleira, na região Oeste de BH.

MAIS:

Agência dos Correios assaltada - 15/01/2015

PC desarticula esquema de venda de veículos clonados - 15/01/2015

Preso trio suspeito de roubos na BR-381 - 30/10/2014

Prisão em flagrante, em João Monlevade 

No dia 8 de janeiro passado cinco suspeitos de integrar a quadrilha especializada em roubo de cargas nas BRs-262 e 116, foram presos no pátio do Posto Longana, em João Monlevade.

Uma equipe de investigadores, da Divisão Especializada em Operações Especiais (DEOESP/BH), surpreendeu os homens no momento em que eles se preparavam para sair com a carreta Volvo placas AJR-1898 de Carapicuiba (SP), roubada na noite desta quarta-feira, 7,na cidade de Manhuaçu, carregada com 25 toneladas de polietileno e que seria levada para BH por um caminhoneiro contratado pela quadrilha.

Segundo contou o caminhoneiro, ele recebeu um telefonema com ordens para levar a carreta até o posto “Fumaça”, ás margens da BR-381, próximo a Belo Horizonte, porém não soube informar o nome da pessoa que o havia contratado. Ele também foi levado para a delegacia para prestar melhores esclarecimentos.

Segundo Reinaldo Leão, coordenador da equipe policial, a quadrilha vinha sendo investigada a cerca de três meses. Na noite de 7 de janeiro, informações davam conta de que havia ocorrido o roubo de uma carreta em Manhuaçu.

“Após tomarmos conhecimento do roubo da carreta, quando estávamos em deslocamento para Manhuaçu, fomos informados que havia uma carreta suspeita de roubo, aqui no pátio deste posto [Longana]. Resolvemos averiguar e constamos que se tratava do veículo tomado de assalto na noite passada. Eles estavam se preparando para pegar o veículo quando foram surpreendidos por nossa equipe”, disse Leão.

Ainda segundo o policial, a quadrilha é composta por criminosos de Belo Horizonte e do Espírito Santo. Uma caminhonete MMC/L200 Triton placa KWG-6498 de Betim (MG) foi apreendida com os homens.

Os policias realizam buscas no interior do veículo, mas não encontraram nada irregular. De acordo com Reinaldo Leão, o caminhoneiro que foi vítima do assalto foi chamado para fazer o reconhecimento dos suspeitos. Os homens foram levados para a Delegacia do DEOESP, em Belo Horizonte onde foram autuados por roubo e formação de quadrilha.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário