Expo Usipa 2024 02 - 728x90

28 de agosto, de 2021 | 09:00

Municípios da região não terão desfile de 7 de Setembro

Divulgação
Tradicionalmente realizado com participação de escolas e instituições municipais, desfile não vai ocorrer mais uma vez por causa da pandemiaTradicionalmente realizado com participação de escolas e instituições municipais, desfile não vai ocorrer mais uma vez por causa da pandemia

Pelo segundo ano consecutivo não haverá o tradicional desfile cívico do 7 de Setembro nos municípios da Região Metropolitana do Vale Aço, quando é celebrado o Dia da Independência do Brasil. Mais uma vez a pandemia de covid-19 irá impossibilitar o ato, que todos os anos tem a participação de escolas e instituições representativas em cidades país afora.

Para evitar aglomerações, seguindo as medidas de proteção contra o coronavírus, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Coronel Fabriciano informou que não haverá nenhuma programação oficial para a data. Há algumas semanas, o prefeito Marcos Vinicius Bizarro (PSDB) chegou a dizer, em uma de suas lives, que o desfile ocorreria, porém, não será mais realizado.

Em Ipatinga, Santana do Paraíso e Timóteo, o desfile também está cancelado e até o momento não há nenhuma solenidade oficial programada.

Capital

Em Brasília, o governo federal também não realizará o evento oficial, quando geralmente reúne-se populares e autoridades dos Três Poderes, na Esplanada dos Ministérios. Conforme divulgado pela Agência Brasil, o Ministério da Defesa informou que a comemoração do 199º aniversário da Proclamação da Independência será no Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República, com restrição de público.

A programação geral da solenidade no Alvorada será coordenada pela Presidência da República, e as Forças Armadas realizarão apenas uma cerimônia de hasteamento da bandeira nacional.

Feriado

O Dia da Independência do Brasil celebra a data em que o país se tornou independente de Portugal, fato ocorrido em 7 de setembro de 1822. Popularmente conhecido como “7 de Setembro”, a data é feriado nacional, também chamado de Dia da Pátria.

Manifestação

Apesar de não ter programação oficial com desfiles cívicos, é certo que haverá ato político no feriado de 7 de Setembro, no Vale do Aço. Conforme já noticiado, o Grupo Guerreiros Voluntários B38 Vale do Aço confirmou a realização da manifestação "por respeito à constituição e eleições transparentes", cujas atividades serão concentradas em Ipatinga. Na programação divulgada pelos organizadores estão, 24h de vigílias; jejuns coletivos e orações pelas igrejas cristãs. A partir das 6h será interrompido parcialmente o trânsito nas BR’s 381 e 458 (saídas para BH, Valadares e Caratinga); arrecadação de alimentos não perecíveis pela Capelania Unicev; às 8h, sairão motociatas e carreatas de Timóteo, Coronel Fabriciano e Santana do Paraíso em direção ao bairro Horto, em Ipatinga. Haverá apoio logístico aos caminhoneiros (do café ao banho), enquanto durar a paralisação.

Divulgação

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário