22 de agosto, de 2021 | 08:00
Maçonaria oferece escola de formação para jovens na região
Além de sua atuação principal no Vale do Aço, a Maçonaria também possui um tipo de escola preparatória para jovens, com iniciação aos sete anos de idade. O grupo se reúne em Ipatinga aos sábados e os jovens não precisam ser filhos de maçons, mas indicados por um membro da organização. O propósito é ensinar os ideais da base maçônica para meninos e meninas, com o intuito de formar bons cidadãos no respeito às leis e sociedade.
Nesta semana, no dia do Maçom comemorado no Brasil, a reportagem do Diário do Aço publicou uma matéria sobre as ações e algumas das ideologias desta organização, que é uma das mais antigas e rotulada como extremamente secreta e envolta em simbologias.
Ordem
Para a faixa etária de 12 a 21 anos, existe a Ordem DeMolay, uma instituição patrocinada pela maçonaria e criada nos Estados Unidos em 1919. Conforme membros da organização, a Ordem é inspirada na vida do último Grão-Mestre dos Cavaleiros Templários, o francês Jacques Demolay.
Além de valores éticos, a escola de líderes também ensina algumas habilidades para viver em sociedade, como: falar em público; procedimentos parlamentares; hierarquia e disciplina; respeito às regras; a importância de auxiliar a comunidade; responsabilidade. Dos sete aos 12 anos, a preparação maçônica dos jovens se chama: Ordem dos Escudeiros e é dirigida pelos Demolay com a missão de preparar os jovens desta idade para o próximo nível.
Meninas
Para as mulheres também existem dois níveis de preparação, as Abelhinhas, do sete aos nove anos, e Filhas de Jó”, dos dez aos 20 anos. Como Abelhinha, a jovem é convidada a participar da maioria das atividades das Filhas de Jó. Elas se reúnem no mesmo local e dia nas reuniões das Filhas de Jó. Enquanto as Filhas estão reunidas no templo realizando a reunião ritualística, como é chamado, as Abelhinhas ficam com uma líder responsável.
Para o grupo mais velho de meninas, os ensinamentos são baseados no Livro Bíblico de Jó, capítulo 42, versículo 15: Em toda terra não se acharam mulheres tão justas como as Filhas de Jó, e seu pai lhe deu herança entre seus irmãos”.
As reuniões são realizadas duas vezes por mês, geralmente no segundo e quarto sábado de cada mês. Durante a pandemia, as reuniões são realizadas no formato virtual.
Os grupos realizam trabalhos de filantropia, com doação de materiais e alimentos para pessoas ou organizações que cuidam de pessoas necessitadas. Interessados em participar ou ter mais informações podem acessar o perfil do instagram @perolasdovale.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Gilberto Henrique da Silva
23 de agosto, 2021 | 05:53Trabalho exemplar o que as meninas fazem.
São mulheres gigantes em corpos de crianças.
Parabéns”
Atair
22 de agosto, 2021 | 11:45Parabens, pela publicação e sou de Sao Paulo, Capital,”