Membro detalha atuação da Maçonaria no Vale do Aço

20/08/2021 às 09:52
Silvia Miranda
Ainda em fase de conclusão, monumento em praça de Fabriciano celebra os 60 anos da Maçonaria no Vale do Aço
(Silvia Miranda - Repórter do Diário do Aço)
Umas das mais antigas organizações do mundo, a Maçonaria existente há mais de 60 anos no Vale do Aço e há muitos séculos no mundo. Ainda é considerada secreta e misteriosa para muitas pessoas, principalmente para religiosos mais tradicionais. Mas diferente de muitas teorias, um membro antigo no Vale do Aço conta como a organização tem princípios bíblicos e defende a busca pela melhoria do caráter humano.

Segundo informações da própria Maçonaria, atualmente existem cerca de seis milhões de maçons no mundo, presentes em 160 países. Sendo os Estados Unidos considerado a maior potência maçônica, tendo na nota de um dólar um símbolo da maçonaria. O Brasil é considerado a terceira potência. Na região do Vale do Aço, a maçonaria está presente na Região Metropolitana e alguns outros municípios do entorno, com 20 lojas e cerca de 500 membros.

Silvia Miranda
Izaías José da Silva há 26 pertence à Loja Maçônica União e Progresso de Coronel Fabriciano
O militar veterano, Izaías José da Silva, de 73 anos, há 26 pertence à Loja Maçônica União e Progresso no bairro Giovanini em Coronel Fabriciano. Ele explica que é impossível falar da história do Brasil e de Minas Gerais sem falar na Maçonaria. Por muito tempo considerada secreta, ele prefere se referir à organização como discreta. “Essa ideia de secreto vem dos tempos antigos, quando não podia revelar o segredo de grandes construções da época, hoje somos apenas discretos, mas temos muita atuação social e todos os anos organizamos a distribuição de milhares de cestas básicas, além de cadeiras de rodas e cadeiras de banho, mas muitas pessoas não sabem disso”, contou.

Atualmente, a loja do bairro Giovanini é dirigida pelo Venerável, termo dado ao gestor por Humberto Oliveira de Araújo, mas Izaías foi Venerável de 2010 a 2012 na mesma sede e recentemente é presidente do Conselho de Veneráveis da Região Metropolitana do Vale do Aço. O maçom também possui o grau 33, uma espécie de graduação máxima, pelos estudos alcançados.

Quando perguntado sobre como escolheu entrar para a organização, Izaías diz ter sido escolhido. Para fazer parte é preciso mesmo ser indicado por um membro, intitulado como padrinho. “Minha família era evangélica e logo foi contra, mas quando expliquei sobre como realmente funcionava, eles aceitaram. E quando conheci toda a forma organizada e de muita disciplina eu me apaixonei”, destacou.

Membros

Atualmente, cada loja na região tem em média 50 membros, todos homens de diversas profissões, o objetivo é ajudar uns aos outros. As reuniões são realizadas uma vez por semana, para participar é preciso ser indicado e passar pela aprovação do conselho. A esposas atuam em ações separadas, principalmente de cunho social.

Diferentemente das lendas, Izaías conta que um dos fundamentos da Maçonaria é acreditar na imortalidade da alma e no criador Deus, chamado como o Grande Arquiteto do Universo. “Mas nós aceitamos todo o tipo de pessoas, de religiões ou profissões ou de partidos políticos, basta ter uma conduta ilibada, exemplar e familiar”, ressaltou.

A data no Brasil

O dia do Maçom é comemorado em todo o mundo no dia 22 de fevereiro, mas no Brasil foi escolhida para o dia 20 de agosto devido à Proclamação da Independência do Brasil que teria ocorrido neste dia, dentro de um templo maçônico no Rio de Janeiro, em 1822, numa seção maçônica com a presença de Dom Pedro I, José Bonifácio e Gonçalves Ledo, considerado um influenciador do fato.
Últimas notícias
Big Image
{{ modalData.legenda }}