20 de agosto, de 2021 | 16:40
Unidades de Saúde de Ipatinga promovem ações de inventivo ao aleitamento materno
Divulgação
Gestantes e puérperas da Unidade de Saúde do Bom Jardim participam de roda de bate-papo sobre a importância da amamentação
Gestantes e puérperas da Unidade de Saúde do Bom Jardim participam de roda de bate-papo sobre a importância da amamentação
O Departamento de Atenção Básica (DAB) da administração de Ipatinga informa que está realizando durante todo este mês uma série de atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), visando incentivar o aleitamento materno. As ações são alusivas ao Agosto Dourado, campanha que acontece no Brasil há mais de 40 anos e proporciona ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.
A campanha de 2021 tem como tema Todos pela amamentação. É proteção para a vida inteira”. E conta com atividades que buscam influenciar e promover o aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida, estendendo-se até os dois anos ou mais. A programação está sendo desenvolvida simultaneamente nas UBSs, por meio de palestras e rodas de conversas com gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto).
A diretora do DAB, Elaine Vasconcelos, informa que as atividades prosseguem até o fim de agosto. O objetivo principal é proporcionar as condições para que as mulheres possam amamentar pelo tempo necessário.
Nutrição e proteção
O leite materno é a melhor fonte de nutrição e a forma de proteção mais econômica e eficiente para reduzir as taxas de mortalidade infantil, sendo capaz de diminuir em até 13% os índices de mortes de crianças menores de cinco anos, segundo o Ministério da Saúde (MS)”, informa Elaine.
O MS recomenda a amamentação até os dois anos de idade ou mais e, de forma exclusiva, nos seis primeiros meses de vida, mesmo para as mães que tiveram casos confirmados de covid-19. O aleitamento materno protege a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias, além de minimizar os riscos de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]