Expo Usipa 2024 02 - 728x90

12 de julho, de 2021 | 19:08

Ação da PM e administração municipal é mantida para revitalizar a avenida Maanaim

Divulgação PMMG
Usado como estratégia preventiva de policiamento, ônibus é estacionado na avenida Maanaim em IpatingaUsado como estratégia preventiva de policiamento, ônibus é estacionado na avenida Maanaim em Ipatinga

Um micro-ônibus da Polícia Militar é uma das ferramentas utilizadas para contribuir com a revitalização da avenida Maanaim, via que liga o bairro Jardim Panorama aos bairros Cidade Nobre e Canaã, em Ipatinga. O local é conhecido, principalmente nas proximidades do aglomerado da rua Amazonita, como ponto de usuários e traficantes de drogas e vem sendo alvo de uma ação realizada pelas polícias, Civil e Militar, em parceria com órgãos da Prefeitura de Ipatinga.

A tenente PM Cleideane Garcia informou ao Diário do Aço que o micro-ônibus é empregado em locais de grande circulação de pessoas e o objetivo é proporcionar maior visibilidade e servir de referência à população para as demandas de segurança pública. “É uma estratégia preventiva de policiamento de proximidade, de modo a promover maior integração com a comunidade, redução de criminalidade, da desordem e aumento da sensação de segurança”, informou.

Sobre a presença do equipamento da PM na avenida Manaaim, há mais de uma semana, a oficial esclareceu que essa avenida é apenas um dos locais onde o veículo será empregado e por isso não há um tempo de permanência na Manaaim. “Estaremos nas áreas em que há maior trânsito de populares como o Parque Ipanema, praças e demais logradouros públicos de forma rotacionada”, esclareceu a oficial.

O veículo é dotado de câmeras de alta resolução e com tecnologia “speed dome”, que permite um monitoramento inteligente e mais confiável como visão em 360 graus. Com elas, o policial tem capacidade de visualizar algo a longo alcance, comandos rápidos para manobras de enquadramentos ou panorâmicas com a agilidade de acionamento de um botão.

Ao adotar essa estratégia, a Polícia Militar quer que a população se sinta segura em todos os locais da cidade. “Almejamos que nossas praças estejam sempre prontas para receber nossas crianças, que os idosos possam se exercitar nos locais que eles bem escolherem, que nosso parque seja um lugar tranquilo, enfim, pretendemos que a comunidade ordeira ocupe todos os espaços sem restrição imposta pelo medo do crime”.

Já publicado:
Intervenções na avenida Maanaim são ampliadas
Operação policial recolhe 115 quilos de maconha na rua Amazonita

Necessidade

Cleideane disse que a presença do micro-ônibus da polícia ocorre depois de criteriosa avaliação do comando da PM, sempre direcionada para regiões onde haja necessidade ocasional ou transitória, ainda que periódica.

“Estabeleceremos um vínculo com a comunidade local e almejamos em um futuro muito próximo realizarmos ações
sociais em cada local de emprego. Temos um projeto em fase de planejamento que atenderá às crianças em uma área de maior vulnerabilidade de modo a distanciá-las de práticas delituosas”, revelou a tenente.

Como é um projeto que se iniciou nos últimos dias, a tenente Cleideane disse que ainda não é possível mensurar em números os atendimentos. Na maioria dos casos, o contato com o cidadão é imediato e é oferecida uma “pronta-resposta de forma muito diversa e dinâmica”.

Inicialmente, a PM conta com apoio da prefeitura de Ipatinga. Em seguida, o planejamento é firmar parcerias com as redes de comércio e instituições com interesse em contribuir melhorar qualidade de vida da população local. “De imediato, estamos abertos para o recebimento de doações de cesta básicas, pois já temos um cadastro de pessoas que apresentam essa necessidade. Portanto, as organizações interessadas em contribuir podem entrar em contato conosco”, concluiu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Robert Simões

14 de julho, 2021 | 10:05

“O Problema agora está na rua Pumborás, que dá acesso a Manaain. Combriu um santo e descobriu outro. Além de usuários de drogas temos que tolerar irresponsáveis subindo em alta velocidade na contra mão.”

Jones

14 de julho, 2021 | 03:14

“Independente dos resultados, algo tinha que ser feito para conter a progressiva degradação da importante via de circulação da cidade.
A presença dos agentes das forças de repressão merece aplausos e deve ser apoiada pela população, que paga impostos escorchantes sem a garantia de receber as benesses prometidas nos palanques onde desfilam candidatos sem compromisso com as obrigações inerentes dos cargos em disputa na administração pública.”

José Arinos Ferreira Pereira

13 de julho, 2021 | 15:01

“A prefeitura está de parabéns , a avenida manaim esta ficando linda, arborizada e limpa , tomara que não deixem aqueles usuários de drogas retornarem para lá.
porém encaminhem para algum abrigo para tratamento.”

Marco Costa

13 de julho, 2021 | 11:24

“Bem, creio que o OBSERVADOR sabe que o caso do helicóptero de políticos mineiros apreendido no ES com 500 quilos de cocaína e a carga de pó (49 quilos) no avião da FAB na Espanha são mostras de como o tráfico está entranhado no poder político do Brasil. Então, acabar com o tráfico não é uma coisa crível como possível. O tratamento compulsório de quem consome lixo do trafico, como o crack, recolhido no esgoto da linha de produção da coca pode ser melhor do que simplesmente remover de lugar os viciados da avenida Maanaim.”

Antonio Dimas Guedes Otoni

13 de julho, 2021 | 10:43

“Muito boa a atitude da Prefeitura e Polícia Militar. Vamos contribuir, não dê dinheiro para os garotos que pedem nos cruzamentos, na porta dos bancos, esse dinheiro alimenta o tráfico, e quando der um alimento, não dê pacote fechado porque eles trocam por droga,”

Observador

13 de julho, 2021 | 08:06

“Aqueles que estão criticando deveriam apresentar soluções práticas para o problema, simplesmente criticar sem oferecer soluções é muito fácil e até covarde.

Parabéns para a prefeitura e a PM que estão tentando resolver o problema.”

Marco Costa

13 de julho, 2021 | 08:01

“Desde as primeiras matérias divulgadas por esse jornal já imaginava isso, que o Sensato escreveu. O problema vai mudar de lugar. E pior, o problema ficava concentrado naquele local. Agora está espalhado por todos os lados.”

Sensato

13 de julho, 2021 | 07:35

“Infelizmente essa intervenção está piorando a situação ainda mais pois, com a presença do policiamento no aglomerado os andarilhos usuários de drogas estão invadindo o bairro Iguaçu e importunando moradores e comerciantes, e isso possivelmente em breve irá impactar nos números de crimes do bairro. Deveriam aumentar o policiamento em toda a região do entorno do aglomerado (bairros adjacentes) e não somente focar naquele local específico, ou seja, o que está ocorrendo nada mais é do que aquilo que está previsto em teorias de criminologia. Simplesmente estão tirando o problema de um lugar e colocando em outro, talvez até piorando uma situação que já não está fácil.”

Envie seu Comentário