15 de maio, de 2021 | 10:33
América e Atlético iniciam disputa pelo título estadual
Disputado desde 1915, o Campeonato Mineiro repete pela sétima vez a final América x Atlético. As duas equipes se enfrentam pelo primeiro jogo da decisão às 16h deste domingo (16), no Independência, com mando do Coelho. Enquanto o alviverde briga pelo 17º título, o alvinegro busca aumentar a hegemonia de maior campeão, com 45 troféus levantados. Por ter fechado a fase classificatória na liderança, o Galo pode jogar por dois empates ou uma vitória e uma derrota pela mesma diferença de gols.
Em 273 confrontos ao longo dos anos, em diferentes campeonatos, o Atlético venceu 151 partidas, o América faturou 58 e houve 64 empates. Embora o retrospecto do Galo seja muito bom, há um ponto positivo para o América, já que o alviverde foi o único clube a vencer o Galo no Independência desde 2012, quando o estádio foi reinaugurado.
A partir dessa data, o Galo passou a mandar seus jogos no Horto com sucesso. Porém, em 2016, no primeiro jogo da final do Mineiro, o América venceu o Atlético por 2 a 1. No jogo de volta houve empate, e o time alviverde sagrou-se campeão. Vencer o Galo no Horto em finais, nos últimos anos, é um feito que só o Coelho conseguiu.
Times
Para a partida de domingo, as duas equipes terão 11 jogadores pendurados, já que no Estadual os cartões não zeram com a passagem de fases. Quem levar o terceiro amarelo não poderá atuar no jogo decisivo, no dia 22 de maio, no Mineirão.
Os pendurados do time de Lisca são o zagueiro Anderson, o lateral-direito Diego Ferreira, o volante Flávio, o meia Gustavo e os atacantes Ademir e Rodolfo. Destes, o único que não é titular é Flávio e Gustavo poderá nem ser escalado, já que se recupera de uma inflamação no dedão do pé.
No lado alvinegro, os pendurados são o zagueiro Gabriel, o lateral-direito Mariano, o lateral-esquerdo Dodô, o volante Jair e o meia Zaracho. Porém, a dor de cabeça de Cuca será menor, já que só Jair deverá ser titular. Gabriel, Mariano e Dodô não são titulares absolutos e Zaracho se recupera de lesão no ligamento do tornozelo direito.
Com as opções que tem, Lisca deve escalar Matheus Cavichioli; Diego Ferreira, Eduardo Bauermann, Anderson e João Paulo; Zé Ricardo, Juninho, Bruno Nazário e Alê; Felipe Azevedo e Rodolfo.
Depois de garantir a classificação antecipada para as oitavas de final da Copa Libertadores, o técnico Cuca deve escalar o Galo com força total: Everson; Guga (Mariano), Junior Alonso, Igor Rabello, Arana; Jair, Tchê Tchê, Nacho; Keno, Savarino e Hulk.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]