CADERNO IPATINGA 2024

09 de abril, de 2021 | 16:33

Justiça determina que Ipatinga cumpra Onda Roxa

Tiago Araújo
Comércio foi reaberto nesta sexta-feira Comércio foi reaberto nesta sexta-feira


Uma decisão proferida pelo juiz da Vara da Fazenda Pública e Autarquias da Comarca de Ipatinga, Luiz Flávio Ferreira, por volta das 16h desta sexta-feira (9), determina a suspensão dos efeitos do Decreto Municipal nº. 9.636/2021, para que o município siga na íntegra o Protocolo Estadual da Onda Roxa, inclusive quanto às atividades essenciais nele constantes, considerando o interesse regional das medidas de combate ao coronavírus, sob pena de multa diária no valor de R$50 mil. A Onda Roxa imposta pelo Governo do Estado vigora até o dia 18.

Na quinta-feira (8), o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes (PSL), autorizou a flexibilização do funcionamento do comércio na cidade.

A partir da publicação do decreto 9.636, estavam autorizados a funcionar os serviços e atividades varejista e atacadista, entre 5h e 20h, mediante o cumprimento das medidas sanitárias e protocolos de biossegurança estabelecidos pelas autoridades de saúde. A assessoria de Comunicação da PMI informou que "A Prefeitura de Ipatinga recebeu, no final da tarde desta sexta-feira (9), a decisão do juiz da Vara da Fazenda Pública e Autarquias da comarca, que suspende os efeitos do Decreto Municipal n° 9636 e determina a retomada das restrições impostas na Onda Roxa aos estabelecimentos comerciais. Esclarecemos que será interposto, por parte do município, recurso junto ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Contudo, até que seja proferida nova decisão, é necessário que se obedeça a íntegra da atual decisão, com o cumprimento da Deliberação 130 do Governo do Estado sobre a Onda Roxa, inclusive no que se relaciona à suspensão das atividades do comércio", salientou, em nota.

Em sua decisão, o magistrado aponta que em tempos de pandemia da covid-19, que já perdura por mais de um ano, e que encontra-se atualmente em seu estágio mais dramático, com o crescente número de mortes, amplamente divulgado pela imprensa, há necessidade, absoluta, de adoção de medidas coordenadas, objetivando-se assegurar o direito à vida.

Diante do agravamento da pandemia, considerou necessária a harmonia e coordenação entre as ações públicas dos diversos entes federativos, não sendo possível a observância do interesse local. “Defiro a antecipação de tutela, para suspender os efeitos do Decreto Municipal nº 9.636/2021, determinando-se ao município de Ipatinga que proíba as atividades não essenciais em todo o território, nos exatos e precisos termos do contido no protocolo estadual do Minas Consciente para a Onda Roxa e que siga na íntegra o Protocolo Estadual da Onda Roxa”, sentenciou o magistrado.

Outras três cidades mineiras, entre elas Santana do Paraíso e Coronel Fabriciano, também, tiveram decisões judiciais que determinaram a suspensão de decretos dos prefeitos e determinaram a volta ao cumprimento das normas sanitárias previstas na Onda Roxa.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Pedrin Perito

10 de abril, 2021 | 09:49

“?tima e acertada decisão Magistrado. No que se refere ao gestor municipal, foi meu voto e trabalho perdido. Um cara totalmente sem noção, tal qual não imaginava, não reduziu os cargos comissionado em 20%, não otimizou os serviços, que estão uma $$#%$%%,, tente vc mesmo ligar para reclamar/denunciar um lote sujo, 156 não funciona, dentre outros que não funcionam. Voltando ao COVID, qual o raciocínio? quer dizer que criar 20 leitos de UTI é o passaporte para abertura de comércios e flexibilização? Cada uma, isso seria mais um motivo para manter ações rigorosas de afastamento social, inclusive aplicando multas aos cidadãos pelo descumprimento.”

Joaquim Dias Chaves

10 de abril, 2021 | 00:51

“? melhor ficar vivo sem dinheiro do que contrair covid e morrer, Parabéns pra este Juiz.”

Politicos

09 de abril, 2021 | 20:27

“Cansado dessa politicaida, esses ?representantes querendo tirar o corpo fora, deixando a culpa ma justiça, sabendo que nao tem leito e fazendo propaganda enganosa. Deveriam assumirem postura e ser verdadeiros”

Agatha

09 de abril, 2021 | 16:57

“Graças a Deus. Tem que ter mesmo alguma autoridade em sã consciência para botar freio nesses prefeitos loucos e insanos. Que só pensam em economia, dinheiro. O que adianta dinheiro sem vidas. Só porque abriu uma miseria de leitos que se continuar do jeito que estão as coisas nem vai fazer cosquinha. Acha que pode sair fazendo de tudo.”

Envie seu Comentário