08 de abril, de 2021 | 13:53

Ipatinga flexibiliza abertura do comércio

Bruna Lage
Informações foram divulgadas pelo prefeito Gustavo Nunes, no começo da tarde desta quinta-feira Informações foram divulgadas pelo prefeito Gustavo Nunes, no começo da tarde desta quinta-feira

O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes (PSL), autorizou na tarde desta quinta-feira (8) a flexibilização do funcionamento do comércio na cidade. A partir da publicação do decreto 9.636, ocorrida por volta das 15h de ontem, ficam autorizados a funcionar os “serviços e atividades varejista e atacadista” entre 5h e 20h, mediante o cumprimento das medidas sanitárias e protocolos de biossegurança estabelecidos pelas autoridades de saúde.

De modo geral, o decreto dispõe sobre a prorrogação das medidas de enfrentamento à covid-19, estabelecidas pelo Governo do Estado de Minas Gerais por meio da deliberação nº 130 - Protocolo Onda Roxa em Biossegurança Sanitário-Epidemiológico. Entre os vários assuntos, fala sobre o comércio em Ipatinga.

Antes da publicação, o prefeito adiantou o ato à imprensa, em um comunicado. Apesar de convidar a imprensa regional para uma entrevista coletiva na prefeitura, Gustavo Nunes não abriu espaço para perguntas dos repórteres, informando apenas que flexibilizaria o funcionamento do comércio.

“Essas medidas restritivas, impostas pelo governo do estado, por meio do governador Romeu Zema, serviriam para dar tempo às autoridades competentes de investirem e reestruturarem o sistema de saúde, para que a gente possa atender a população e os pacientes. Visando atender a população com qualidade, dignidade e agilidade e é o que estamos fazendo nos últimos dias”, destacou o prefeito.

Ipatinga inaugurou, também nesta quinta-feira, nas mesmas dependências do Hospital Municipal Eliane Martins (Hmem), um hospital de campanha, ampliando a oferta de leitos para atendimentos em tratamento de covid-19. “O governo do estado simplesmente ordenou que os municípios adotassem medidas restritivas e não fez absolutamente nada para que combatessem de fato o problema ou desafogassem o sistema de saúde. Por entender que nosso dever de casa está sendo cumprido, vamos publicar um decreto flexibilizando a abertura do comércio em Ipatinga”, adiantou, antes mesmo da publicação.

Respaldo

Sobre o respaldo para flexibilizar o funcionamento do comércio, Gustavo Nunes recordou que no dia 17 de março, com o ingresso do município na Onda Roxa, diante de uma medida impositiva do estado, e também por falta de amparo jurídico a respeito da autonomia do município, a administração municipal entendeu ser prudente acatar a decisão.

“Mesmo com essa imposição do governo do estado, e sem investimento deles, conseguimos fazer toda a reestruturação do nosso sistema e em tempo recorde, que foi de 14 dias. Estruturamos um hospital de campanha, com 20 novos leitos de UTI Covid, abrimos oito leitos de tratamento semi-intensivo, dentro das dependências do HMEM. Abrimos mais 20 leitos de enfermaria também no HMEM e com estrutura para chegar até 34 novos leitos. Abrimos mais 17 leitos de enfermaria clínica para ficar de retaguarda e na próxima semana vamos fazer a inauguração do Centro Especializado de Atenção à Covid-19, para atendimento primário do cidadão que está com suspeita ou tem um caso confirmado de covid-19, em Ipatinga”, reforçou.

Limitações

A realização de cultos religiosos está mantida, assim como a abertura do comércio essencial, como hipermercados, supermercados, mercados, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, padarias, quitandas, centros de abastecimento de alimentos, lojas de conveniência, lanchonetes, de água mineral e de alimentos para animais.

Com o decreto, o entendimento é que as lojas de rua e do shopping poderiam retomar o atendimento normal ao público, cumprindo os protocolos sanitários contra a covid-19.

Suspenso

Permanece suspenso, durante a vigência da Onda Roxa, o funcionamento de bares e restaurantes – ressalvada a entrega de mercadorias em domicílio (delivery) ou de retirada em balcão – boates, teatros e casas de espetáculos. Também não poderão circular os denominados "Trenzinhos da Alegria"




Veja também:
*Hospital de campanha começa a funcionar quinta-feira em Ipatinga
*Ainda sob risco de colapso hospitalar, Vale do Aço permanece na Onda Roxa
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Cidinha

20 de abril, 2021 | 09:24

“Conheço pessoalmente o Gustavo, desde quando trabalhava no cartório da vila , ele ia lá fazer campanha, falo dele hoje com propriedade. É um cara trabalhador, gosto do serviço que ele presta aqui na cidade. Só acho que o mundo precisa revisar essas causas mortos, ninguém mais morre de outras causas só covid?”

Jane

09 de abril, 2021 | 13:21

“Ele é igaul ao cabo eleitoral dele. Lembrei do prefeito do Rio Grande do Sul que pediu para que as pessoas "dessem a vida" pela economia. Deveria começar dando a vida de um filho ou dos pais. Acho incrível os comerciantes não entenderem qua essas pessoas com comorbidades e idosos consomem também. Tiveram um ano para aprender vender online (facebook, WhatsApp, Instagram e até Pintrest , etc), por telefone,
Só pode ser maldade, vou evitar todo comércio que reabri. Só comprarei de quem trabalhar com delivery e segurança.
Quem tem medo de contaminar e contaminar um ente querido, simplesmente boicote os não essenciais.

Vamos ver se a economia anda "alegremente" com tanto luto, tristeza e morte!
Sr, Prefeito o pós Covid dos sobreviventes custa caro, estes e seus familiares deixaram de consumir muita coisa que com saúde consumiriam. Os mortos não compram.
O falecimento de um dos meus progenitores fez cair o consumo aqui em casa. E assim será com muitos.
Vemos que seu compromisso é com quem bota dinheiro na campanha e não com a vida.
Infelizmente o povo de Ipatinga não sabe votar. Vai no papo de religiosos que se escondem atrás da bíliba e colocam uma pessoa do mal, disfarçada de "do bem" no poder.

Cadê as vacinas prefeito, Para abrir o comércio no mínimo 80% da população deveria estar vacinada há mais de 30 dias. Se você acredita em Deus prefeito, tenha certeza, será cobrado por cada vida que indiretamente ajudou a matar!”

Fernando

08 de abril, 2021 | 22:17

“Tem que fechar tudo, Prefeito! As UTIS estão em 100% desde de Fevereiro. Estamos batendo recorde de morte e com a tendência em alta! Precisa de dinheiro? Pede pro governo federal! Na campanha o presidente era seu chapa!”

Sensato

08 de abril, 2021 | 22:03

“Não consigo entender... Abrir comércio na pior hora... Na verdade não era pra ter nada aberto, nada mesmo. Mas o capitalismo é selvagem e custa caro, inclusive vidas alheias”

Salve-se Quem Puder

08 de abril, 2021 | 21:56

“O povo quer pagar para ver. Existem lojas no centro de Ipatinga que estão com as portas da frente fechadas, mas as do fundo estão abertas e com aglomeração. Cadê a fiscalização? Disque denúncia não funciona. Quanta hipocrisia, não é Senhor Prefeito.”

Rafael Rosado

08 de abril, 2021 | 20:23

“votei nesse gustavo pelo o vice prefeito Allex imóveis, cara CORRETO EM SUAS ATITUDES E MORAL. ,comerciante ´ha 34 anos em iIpatingano ramo imobiliário tbm sou do comercio . Allex nos ajuda !!

O”

Joao

08 de abril, 2021 | 18:45

“Prefeito fazendo pirraca .esquece que investimento em suporte saude provem de impostos.É desumano imaginar uma criança agonizar ate a morte por uma vaga de uti com negativa de ser outra região.a tempo anunciado agora a pouco que a fila de internacao em mg ultrapassa de 600 vidas.”

Zulma

08 de abril, 2021 | 16:47

“Coloca os 440 contaminados que estão andando na cidade e contaminando as pessoas em isolamento vigiado. Aluga um hotel e mantem ela até curar. Assim iria diminuir a contaminação e o comercio nao precisaria fechar e a população não precisaria fazer isolamento. Isolamento só para os contaminados.”

Rondiney Lucas dos Santos

08 de abril, 2021 | 16:17

“Senhor prefeito vc está falando serio vc tem coragem de ter coragem de falar q fez tua parte para de andar de carro particular e começa a andar de ônibus eu aposto q vc vái retirar todas as tuas postagens referentes a covid 19 vc fala isso porque vc não precisa andar de ônibus passa a anda ae tu vai vê e outra para de ter hora marcada nos bancos e vai para as filas q vc vai vê como fica as fila e porque os restaurantes e demais comércio tem q fechar só porque eles são mais fracos fala Sério prefeito Gustavo Nunes eu votei em vc mais vejo q o governo anterior em relação a isso era melhor.”

Queremos Vacina

08 de abril, 2021 | 16:09

“100% dos leitos UTI Covid ocupados (07/04/2021)! Isso, abra mesmo. Povo precisa é comprar, viver não é necessário.”

Vitor

08 de abril, 2021 | 16:00

“E as escolas prefeito?libera tambem,minha menina nao aguenta mais ficar presa em apartamento,precisa de estudar,minha esposa quer voltar a trabalhar e nao podemos decidir se mandamos para escola ou nao?que Democracia e essa,mas parabens pela atitude”

Celio Wilson Barbosa

08 de abril, 2021 | 15:36

“Virou moda isso ai agora,eles sabem que estão em desacordo com o decreto do estado mais insistem em tumultuar as coisas,não é mais fácil e seguro cumprir as regras e reabrir conforme foi definido?”

Cristiane Leal Meireles

08 de abril, 2021 | 14:59

“Gente, as pessoas estão morrendo! ontem foram 9 mortos por Covid no município! Nem máscara as pessoas usam. Ninguém que defende a reabertura das escolas, nessas condições, está preocupado com a educação das crianças, mas em ficar " livre delas" por um tempo, ou são donos de escolas particulares, interessados no dinheiro das mensalidades. Precisamos salvar vidas, nesse momento”

Liberdade de Opinião

08 de abril, 2021 | 14:18

“Sério isso???? Essa fiscalização que esta aí é a mesma coisa de não ter nada... Decide aí... O Estado fala uma coisa a Prefeitura fala outra coisa... Conseguiram banalizar as regras e agora ninguém respeita nada. Sr.Prefeito não é porque aumentou número de UTI que vc deve flexibilizar comércio, seja mais prudente e responsável. Mas tbm sabemos que tudo isso não passa de manobra política que é tirar o seu da reta, afinal sabemos que a justiça vai barrar seu decreto. Aí fica uma pergunta: quer transferir a culpa pro judiciário em breve?”

Jorge

08 de abril, 2021 | 13:58

“O Sr prefeito,o retorno das aulas vc nem fala, deixar as crianças analfabeta é essencial.”

Envie seu Comentário