Expo Usipa 2024 02 - 728x90

07 de abril, de 2021 | 19:30

Hospital de campanha começa a funcionar quinta-feira em Ipatinga

Tiago Araújo
Os leitos já estão preparados e começam a receber pacientes nesta quinta-feira, informa o prefeito de IpatingaOs leitos já estão preparados e começam a receber pacientes nesta quinta-feira, informa o prefeito de Ipatinga

O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes (PSL), apresentou à imprensa regional, na tarde desta quarta-feira (7), as instalações do Hospital de Campanha, montando ao lado do Hospital Municipal Elaine Martins (HMEM), no bairro Cidade Nobre. A unidade hospitalar de emergência começará a funcionar a partir desta quinta-feira (8), com dez leitos de UTI Covid, por enquanto, e, na próxima semana, mais dez leitos de UTI. Além disso, serão abertos oito leitos de Semi-UTI e outros 29 novos leitos de enfermaria Covid no HMEM.

Na entrevista, o chefe do Executivo informou que a montagem do hospital de campanha foi possível por meio de uma iniciativa público-privada, na qual empresas doaram diversos materiais para a unidade, que também contou com recursos próprios do município. “Com muito êxito, nós estamos entregando o hospital de campanha para a nossa população. Todos os equipamentos já chegaram e a partir de quinta-feira, de um total de 20 novos leitos, 10 já estarão em pleno funcionamento e outros dez serão utilizados a partir da próxima semana. Os leitos de UTI têm um custo para o município de R$ 1.030 por dia, valor de referência junto ao Ministério de Saúde, e nós também temos o custo com Recursos Humanos, que deve girar em torno de R$ 5 a 6 milhões por mês”, afirmou.

Equipes

Os profissionais que irão atuar nesse primeiro momento na linha de frente do atendimento do hospital de campanha já foram contratados por meio de chamamento público emergencial e, conforme Gustavo Nunes, está sendo feito um trabalho de readequação de toda estrutura de mão de obra na área da saúde de Ipatinga. “Esses novos profissionais já estão chegando para o município e estamos na expectativa de contratar ainda mais para que possamos contemplar o quadro com até mais de 130 profissionais, entre eles médicos, intensivistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, dentre outros, para atender a população”, afirmou o prefeito.

Demanda de pacientes

O prefeito também ressaltou que existe demanda de pacientes para ocupar parte dos novos leitos, sem detalhar tal quantitativo, mas garantiu que nenhum paciente está desassistido no momento. Ipatinga conta com 45 leitos de UTI Covid SUS, com lotação máxima desde meados de fevereiro. “Atualmente, não temos nenhum paciente em uma fila de espera que está desassistido, e com esses novos leitos vamos conseguir atender todas as pessoas que estão necessitando de um leito de UTI em Ipatinga no momento”, esclareceu.

Ceac

Na entrevista, Gustavo Nunes ainda afirmou que o Centro de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19 (Ceac), localizado no Novo Centro, onde era o antigo Restaurante Popular, deverá ser inaugurado ainda nesta semana. “A empresa responsável pelos serviços já entregou a obra concluída para prefeitura na terça-feira (6) e já está sendo feita toda limpeza do local. Vale lembrar que as secretarias de Saúde e Administração estão trabalhando, de forma incansável, na contratação de novos profissionais para que possamos fazer os atendimentos após essa reestruturação da saúde de Ipatinga”, salientou.

Situação epidemiológica

Conforme o secretário municipal de Saúde, Cleber de Faria, a atual situação epidemiológica do município está melhor em relação à semana passada. “Não podemos dizer que reduziu, porque isso pode trazer algum tipo de comodismo e um entendimento equivocado de que as coisas tomaram um rumo favorável. A situação ainda é muito grave e requer o comprometimento de todos, mas a semana atual é melhor do que a passada e tomara que continue assim. A taxa de transmissibilidade atualmente no município é de 0,8”, informou.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Patriota Sem Partido

08 de abril, 2021 | 11:50

“Os Doutores Antônio e Joel estão sugerindo tratamentos e medicamentos que nem os grandes Médicos do HMC receitam para os casos de Covid-19.”

Joel

08 de abril, 2021 | 01:24

“Pq esperou tanto.? Muitas vidas poderiam ser salvas, Dinheiro nunca foi problema, faltou vontade msm. Fraco.. Mas comemoro, e solicito. Adote o tratamento precoce. Tenha coragem.”

Antônio

07 de abril, 2021 | 19:00

“Espero que adotem o tratamento inicial e parem de matar os pacientes!”

Envie seu Comentário