26 de fevereiro, de 2021 | 13:51
Força criativa e mercado bilionário
Wagner Penna e as novidades que marcam o mundo fashion
FORÇA CRIATIVAAs recentes coleções de alta-costura, lançadas em janeiro, registraram alguns dos melhores momentos criativos da moda mundial nos últimos anos. A restrição em razão da covid-19 forçou a apresentação virtual, mas isso só enriqueceu o assunto, permitindo truques e recursos tecnológicos que, ao vivo, não seria possível aplicar.
Felizmente, parece que o vírus da criatividade está se contrapondo à altura à virulência da pandemia, pois as coleções do prêt-à-porter mostradas em fevereiro também esbanjaram riqueza criativa.
Em alguns momentos, lembraram até a ousadia de pioneiros como Chanel e Schiaparelli e suas propostas surrealistas nos anos 1930. Dois exemplos radicais foram as da Moschino e da Prada: um fez uma bolsa-vestido e o outro propôs uma luva-bolsa.
O formato cine-fashion do Moschino ficou impecável. O formato fashion-in-box da Prada, nem tanto. Mas ambos mostram que a moda agiu e reagiu à esses tempos tão difíceis de modo pleno e força criativa. Que tenhamos essa mesma energia por aqui, nos próximos lançamentos made in Brazil.
VAIVÉM
* A turma da moda anda inquieta com a possibilidade de falta de novidades no quesito tecidos para a próxima temporada. Consta que os pedidos feitos na China ainda no ano passado são vão chegar em abril. Isso porque faltam contêineres por lá para enviar os panos para cá. E aí, o atraso nas coleções de verão 2022 será inevitável. ***
* O estilo Comfy, isto é, pleno conforto para ficar em casa no momento pandemia, fez o primeiro negócio bilionário no Brasil. É que a marca Usaflex, até então ligada à moda conforto para a melhor idade, isto é, acima de 50 anos, agora também vai entregar produtos confortáveis aos mais jovens. E assim, pretende ultrapassar o faturamento de um bilhão de reais em dois anos. Amém. ***
PONTO FINAL - Com transmissão virtual da reunião, tomou posse a primeira diretoria da A.Criem - Associação dos Criadores e Estilistas de Minas Gerais, cujo presidente é Antonio Diniz. A iniciativa vem em boa hora, um momento de valorizar a criação fashion mineira, que é considerada a mais efervescente do país.
Se no plano criativo alguma coisa está sendo feita, a visão empresarial da moda made in Minas precisa de um choque de atualização, principalmente no que toca à velocidade das decisões e ações. Isso porque estamos sendo engolidos por regiões mais dinâmicas, embora menos fashion.
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