Expo Usipa 2024 02 - 728x90

16 de janeiro, de 2021 | 17:16

Último corpo das vítimas da Ponte Torta é resgatado

Foram três dias de muito trabalho para retirar o caminhão submerso no rio Piracicaba, em João Monlevade

Fotos: Bell Silva/ O Popular
Marciano Abreu, 34 anos, estava preso nas ferragens do caminhãoMarciano Abreu, 34 anos, estava preso nas ferragens do caminhão

Após três dias de muito trabalho, terminou na tarde deste sábado (16), a retirada do caminhão e o corpo de Marciano Carvalho Abreu, de 34 anos, que se encontravam submersos no rio Piracicaba. Marciano era uma das quatro vítimas que morreram na queda do veículo da Ponte Torta, na BR-381, em João Monlevade, na última quarta-feira (13).

O caminhão, que transportava material para pavimentação, ficou submerso no rio com a rodas para cima e deu trabalho para a sua retirada. Homens do Corpo de Bombeiros das unidades de Itabira e Ipatinga, que fizeram vários mergulhos no local, contaram com o apoio de funcionários de guinchos de João Monlevade. Todos se empenharam muito até o final da operação.

O trabalho de resgate das vítimas, principalmente na etapa final, teve que ser interrompido diversas vezes para reposicionamento dos cabos. A Vale também colaborou preparando o terreno, na margem da Estrada de Ferro Vitória Minas, com brita, para que os três caminhões guincho e um guindaste pudessem chegar à beira do rio para içar o caminhão.

O içamento do caminhão de dentro do rio, que parecia ser fácil, se transformou em uma batalha de horas. Segundo o Corpo de Bombeiros, rochas no leito e na calha do rio dificultaram os trabalhos. Neste tempo, o processo foi interrompido para evitar que os cabos, que se encontravam amarrando o caminhão, se rompessem.

Como uma medida de segurança, seguranças da Vale fecharam o acesso ao local do acidente, impedindo a entrada de curiosos e da imprensa. Somente as pessoas que estavam no resgate puderam ficar. Outro detalhe é que uma via da Estrada de Ferro Vitória Minas estava operando.

Logo depois de retirar o caminhão do rio, já por volta das 16h30 e com o veículo já na linha férrea, os bombeiros passaram a agir para resgatar o corpo do motorista Marciano Carvalho, trabalho finalizado por volta das 19h. Ele estava preso entre as ferragens e com o cinto de segurança. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal, de João Monlevade.
Os três primeiros resgatados, na quinta-feira, pelos bombeiros militaresOs três primeiros resgatados, na quinta-feira, pelos bombeiros militares

Na quinta-feira, um dia depois do acidente, três corpos foram resgatados no rio, como informou o Diário do Aço. Carlos Sebastião Felix, 37 anos, que morava no bairro Caladinho de Baixo, e José Geraldo Anísio Leite, de 35 anos, este residia no bairro Santa Luzia, ambos em Coronel Fabriciano. Já Herivelton Damásio Cardoso, de 41 anos, morava no Recanto Verde, em Timóteo, mesma cidade de Marciano que era do bairro Ana Rita.

Estavam indo para Rio Piracicaba
As vítimas sofreram o acidente no início da tarde de quarta-feira depois que saíram de pedreira, em Jaguaraçu. Os quatro trabalhadores seguiam para o município de Rio Piracicaba onde havia uma obra de pavimentação. As causas do acidente serão investigadas pela Polícia Civil, de João Monlevade.

O local deste acidente, km 350 da BR-381, entre Nova Era e João Monlevade é o mesmo trecho que está a ponte de onde despencou um ônibus e que matou 19 pessoas no início do mês de dezembro de 2020. Contundo, o veículo caiu ao lado da estrada de Ferro Vitória a Minas, que passa pela margem do rio Piracicaba.


MAIS FOTOS

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Roberto Lima

17 de janeiro, 2021 | 08:47

“Que Deus conforte os corações dos familiares desses trabalhadores que se foram”

Envie seu Comentário