12 de janeiro, de 2021 | 17:30
Secretaria de Saúde de Timóteo levanta índice de infestação do Aedes aegypti
Divulgação
Pesquisa revelará a situação dos bairros com relação à proliferação do mosquito transmissor da dengue, chukungunya, zika vírus e febre amarela
Pesquisa revelará a situação dos bairros com relação à proliferação do mosquito transmissor da dengue, chukungunya, zika vírus e febre amarela
Teve início nesta terça-feira (12) o primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) no município de Timóteo. O Departamento de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde e Qualidade de Vida irá percorrer os bairros para verificar o índice de infestação do mosquito, informa o governo.
De acordo com Carlos Alberto Santos, coordenador do setor de Zoonoses, é importante identificar os locais com larvas (focos) e receber bem os Agentes de Combate à Endemias (ACE) para manter a meta de trabalho. A população está há mais tempo dentro de casa e, por isso, deve zelar pelo ambiente evitando os locais de proliferação do mosquito. Por causa da pandemia, os ACE foram orientados a não entrarem dentro das residências. Por isso, o morador deve verificar ralos e recipientes que armazenam água do degelo da geladeira, por exemplo. O acesso do ACE deve ser permitido na área externa das casas para o trabalho de vistoria, tudo feito de forma segura, com uso de máscaras e mantendo o distanciamento social”, explica o coordenador. O ACE´s estão identificados com uniforme e crachás da Secretaria de Saúde.
A professora aposentada Maria Aparecida Cardoso lembra que jogar entulho nas ruas facilita o aparecimento de larvas do mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela. É preciso receber os agentes que já tem um olhar treinado para identificar os locais de proliferação do mosquito”, fala a moradora do bairro Santa Maria.
Boletim da dengue
A partir deste mês, os ACE´s estarão divulgando bairro a bairro o Boletim Epidemiológico com os índices de infestação do Aedes aegypti em cada comunidade e os principais locais onde foram encontrados os focos do mosquito. O objetivo do boletim é estabelecer uma fonte oficial de informações à população, para acompanhamento das ações e dos resultados alcançados.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]