19 de maio, de 2022 | 10:00
Projeto em tramitação no Senado desobriga a frequência em autoescolas para obtenção de CNH
Está em tramitação no Senado Federal o Projeto de Lei 6485/2019. Embora tenha sido proposto há três anos, a matéria teve nova movimentação recentemente, no início deste mês, e está com a relatoria do Legislativo. O texto, de autoria da senadora Kátia Abreu (PDT-TO), desobriga a frequência em autoescolas (Centros de Formação de Condutores) para a realização dos exames práticos e teóricos como condição para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Alexandre Eustáquio Figueiredo de Oliveira, que trabalha com motopista em Ipatinga e está diretamente ligado ao Centros de Formação de Condutores e processo de habilitação de modo geral, discorda da proposta. Sobre essa possível mudança, até entendo a senadora Kátia Abreu, porque afinal de contas, conseguiria milhares de votos dessa forma e é tudo o que o político precisa. Mas convenhamos, com todo respeito, ela é formada em psicologia, tornou-se pecuarista, mas para falar de trânsito, não sei se seria a mais indicada”, opina.
A proposta desobriga que o candidato à obtenção da CNH frequente autoescolas, seja para formação teórica ou prática. Todavia, de modo a garantir a segurança do trânsito, os Detrans (Departamentos Estaduais de Trânsito) deverão expedir normas para tornar mais rigorosos e criteriosos os exames teóricos e práticos necessários para a obtenção da CNH, de acordo com as novas regras”, aponta o texto do PL.
A senadora acrescenta que não podemos desconsiderar a realidade que a expertise de direção veicular pode ser adquirida empiricamente pela prática e pela observação, muitas vezes obtidas no próprio núcleo familiar. Além disso, o tempo de aprendizado depende da habilidade de casa indivíduo, nesse sentido, acrescentamos dispositivos autorizando o exercício da atividade de instrutor nas categorias A e B. Assim, estaremos reduzindo drasticamente os custos para as famílias brasileiras da obtenção da CNH, tornando opcionais os cursos em autoescolas, disponíveis para os condutores que assim o desejarem”.
Prejuízos
Para Alexandre, o prejuízo não seria apenas para o condutor, mas para a população de modo geral. Financeiramente falando, a senadora mesmo menciona que de 2014 a 2018 os estados arrecadaram mais de R$ 45 bilhões com taxas relativas à carteira de motorista. Se não houver essa arrecadação, quem vai pagar por ela? Nós contribuintes vamos ter que arcar com esse custo e isso é sem dúvida. Não vejo motivo de encrencar com a autoescola, porque hoje o candidato que quer tirar uma carteira de motorista gasta, em média, numa autoescola, R$ 1.000. Só com taxas, incluindo exame médico, psicotécnico e todas as outras, são R$ 896,34. Então 90% do que a pessoa gasta em autoescola é com taxas”, exemplifica.
Proprietária de um Centro de Formação de Condutores, também em Ipatinga, Bethânia de Souza Ferreira acredita que a mudança pode aumentar o número de condutores despreparados nas ruas. Para ela, os brasileiros precisam de disciplina e educação, que só existem com a obrigatoriedade, com as leis.
Infelizmente, somos falhos demais e eu acho sim que tem de ter obrigatoriedade de frequentar a autoescola para que o candidato tenha compromisso de cumprir e se educar de acordo com as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Gera custo? Sim, porque para um estabelecimento de CFC funcionar, tem que cumprir todas as exigências do CTB e do Detran. Não acho viável que não tenha essa obrigatoriedade, o trânsito já está bem caótico”, conclui.
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Tarcisio Rodrigues dos Santos
21 de maio, 2022 | 07:19Parabens à deputada. Se o candidado à CNH vai passar por exame de legislação e de prática de direção veicular, não vejo a necessidade e obrigatoriedade de comprovação de frequência às aulas. Se ele passar nos exames é porque está preparado. E entendo ainda ser, na minha opinião, uma COVARDIA quando se exige do candidato no exame de direção para veículos de 4 rodas parar o veículo sem usar o sistema de freios, parece até piada, na sala de aula ensinamos que o sistema para diminuir a velocidade e parar o veículo é o sistema de freio, mas no exame, não pode usar o freio kkk. Piada ou não? Embreagem é para transmissão de marcha e não para imobilizar veículo. Mas é preciso reprovar para gerar taxa para o estado. Isso vai acabar, prometo. E se acabar com as Auto Escolas como muitos temem, onde estão os alfaiates e sapateiros que eram milhares? Enxada vai acabar nunca. Planta, cokhe e come. Olhar para o próprio umbigo é fácil, mas olhar para nossos irmãos que ainda não são habilitados é mais difícil. Rodrogues. INSTRUTOR. Ipatinga/MG”
Relrin Pereira
20 de maio, 2022 | 11:20Nos Estados Unidos não precisa é não tem acidentes como tem no Brasil. A diferença está na punição de quem comete inflação.”
Ipatinguense
19 de maio, 2022 | 11:44Quando tirei habilitação de moto tive que pagar para utilizar a moto pista, ao meu ver esse valor não deveria ser custeado pelo aluno, que já pagou taxas, aluguel da moto e ainda tem que esperar vaga para fazer a aula, o percurso para ir e voltar tb está incluso no tempo da aula. A moto pista pode dar noção de pilotar uma moto, mas é muito deferente da rua, tem pessoas que são aprovadas e nunca dirigiram na rua. Tanto carro quanto moto é a constância em dirigir / pilotar que vai trazer a habilidade ao aluno, tirando essa obrigação de ter que ingressar na auto escola para aprender a conduzir, quem não tem habilitação vai poder treinar em um veiculo ao lado de um habilitado por mais tempo e com a flexibilidade de tempo que não é possível com a auto escola.”
Geraldo Magela Vieira
19 de maio, 2022 | 11:12Proposta louvável!!! Tirei minha carteira no tempo em que não era obrigado frequentar uma auto-escola, você tirava sua carteira de habilitação no veículo de seu pai pagando apenas as taxas do estado para a realização dos exames de psicotécnico, legislação e de rua e que não meu entender o estado não terá prejuízo algum, pois ele continuará com a cobrança das taxas dos exames para a obtenção da habilitação. O que vemos hoje é um comércio predatório por parte das auto-escolas, fazendo com que para tirar uma carteira de habilitação (com você passando em todos os exames de primeira) custa aproximadamente R$2.500,00.
E que deselegância deste instrutor Alexandre Eustáquio Figueiredo de Oliveira menosprezar a senadora afirmando que ela não entende de trânsito. Pois imagino que a carteira de habilitação da senadora foi obtida da mesma forma que minha, sendo assim, ela tem conhecimento de causa que hoje não é necessário dispor desta quantia enorme de dinheiro que as auto-escolas pedem para tirar uma carteira de habilitação.”