13 de maio, de 2022 | 10:00

Minas Gerais tem quatro casos suspeitos da hepatite misteriosa

Valter Campanato/Agência Brasil
A doença atinge principalmente crianças de um mês a 16 anosA doença atinge principalmente crianças de um mês a 16 anos

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou que investiga quatro casos suspeitos de hepatite aguda infantil. Dois no município de Juiz de Fora e outros dois em Belo Horizonte.

“Os casos estão em investigação e acompanhamento, e foram notificados ao Ministério da Saúde. Os principais sintomas relatados foram dor abdominal e vômitos, acompanhados de alterações de enzimas hepáticas”, afirma a nota da SES-MG enviada pela assessoria de imprensa.

A doença de origem desconhecida também tem casos suspeitos pelo Brasil e no mundo. No país, o Ministério da Saúde informou, na quarta-feira (11), que monitorava 28 casos distribuídos nos estados do Espírito Santo, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), haviam sido registrados 348 casos prováveis no mundo afora, até o dia 10 de maio.

Sabe-se pouco da hepatite infantil de agente etiológico desconhecido. O aumento de casos suspeitos, já tão próximos, preocupa as famílias, acaba gerando dúvidas e até informações falsas sobre a doença. Por isso, a reportagem do Diário do Aço ouviu um infectologista para falar do assunto.

Chegada recente

O infectologista Márcio Castro, que atua em Ipatinga, informou que a doença começou a surgir há pouco tempo. “Nos últimos meses, começaram a ser observados casos de hepatite aguda extremamente grave. A maioria dos casos foi na Europa, mas tiveram registros em Israel, Estados Unidos e, mais recentemente, no Brasil”, explicou o médico.

Gravidade

Márcio relata que se trata de uma forma de hepatite grave. “Uma parcela dos pacientes infectados precisou de transplante hepático, mostrando aí a gravidade do caso”.

Apesar da intensidade da doença, no cenário atual em Minas Gerais, o infectologista acredita que ainda não é o momento para alarme. “Há uma suspeita, mas são poucos casos, portanto acho que ainda não é motivo para alarme e preocupação. Acho que todo mundo deve ficar atento à qualquer quadro suspeito de hepatite”, esclareceu.

Sintomas

O médico pontuou os sintomas típicos da doença e orientou sobre a necessidade de procurar um profissional da área para avaliação. “Se é um quadro típico de hepatite, você tem icterícia, que é a pele, os olhos e as mucosas amareladas, às vezes vômito, dor abdominal e diarreia. Chama atenção porque as crianças não têm tido febre”, informou o médico.

Desinformação

As causas de hepatite frequentes foram descartadas em todos os casos suspeitos. A OMS tem investigado e acompanhado os casos na tentativa de identificar o agente causador da hepatite misteriosa, mas não se pode criar hipóteses ligando a doença a efeitos colaterais provocados pela vacina contra a covid-19.

“Não há nenhum indício de relação com a vacina. Tentar relacionar as duas coisas no momento é desinformação, não contribui”, destacou o infectologista.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário