12 de maio, de 2022 | 18:30

Arte do Vale do Jequitinhonha está em exposição em Timóteo

Divulgação
As peças expostas até o fim do mês mostram técnicas características da região do Jequitinhonha e podem ser adquiridas pelos visitantesAs peças expostas até o fim do mês mostram técnicas características da região do Jequitinhonha e podem ser adquiridas pelos visitantes

A exposição Artesanato do Vale do Jequitinhonha, reunindo peças em argila, bordados, quadros em mosaicos e madeira, aberta na semana passada, pode ser visitada até o dia 27 de maio, no centro cultural da Fundação Aperam Acesita, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h. São trabalhos colecionados de artesãos das comunidades de Cachoeira do Fanado (Minas Novas), Campo Alegre e Campo Buriti (Turmalina) e das cidades de Itamarandiba e Capelinha. Todas as peças podem ser adquiridas durante a mostra.

De acordo com a organização da exposição, o objetivo é fomentar a rica cultura do Vale do Jequitinhonha. Patrimônio imaterial de Minas Gerais, o artesanato produzido naquela região, especialmente na cidade de Turmalina, constitui-se uma importante referência cultural do estado. O processo de produção artesanal é cuidadoso e os artesãos têm domínio de todas as etapas de desenvolvimento das peças, desde a extração do barro, passando pela fabricação dos pigmentos, até a construção dos fornos para a queima.

Artesã há 25 anos, Terezinha integra a Associação dos Artesãos do Coqueiro Campo, em Turmalina. Ela participa da exposição com as peças decorativas e utilitárias. “Pra mim é um prazer poder me expressar por meio dessa arte. É uma satisfação saber que a gente trabalha com criações que alegram o cantinho de casas espalhadas pelo Brasil”, analisa.

Além dos saberes e das técnicas que envolvem os processos de criação, o artesanato do Vale do Jequitinhonha perpassa gerações. Dona Rita é artesã da comunidade de Campo Alegre, em Turmalina. Além das peças tradicionais, ela desenvolveu há mais de 40 anos um pote onde registra faces em barro. “Tem 50 anos que trabalho com artesanato. Desenvolvi uma técnica diferente, onde as pessoas têm a impressão de que um rosto está saindo do vaso”, enfatiza a artesã.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário