15 de outubro, de 2019 | 11:11

Plano de Manejo da APA da Biquinha

Prefeitura inicia elaboração de projeto ambiental com participação popular

Fotos: Divulgação/ACS PNCF
Os cuidados com a Biquinha passam pela instalação de placasOs cuidados com a Biquinha passam pela instalação de placas
A Administração Municipal, clubes de serviços, organizações não governamentais (ONGs) e a população de Coronel Fabriciano iniciaram o trabalho de elaboração do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) da Biquinha, um documento técnico para definir ações necessárias para a gestão, uso sustentável dos recursos naturais e conservação da APA e as áreas do seu entorno nos próximos anos.

Com aproximadamente 329 hectares, a “Mata da Biquinha” é a única unidade de conservação dentro do perímetro urbano da cidade. Sua área verde se estende pelos bairros Belvedere, Giovanini e São Domingos, com vegetação nativa em regeneração, presença de pequenos animais silvestres, trilhas, cachoeiras e nascentes. A área foi declarada como de proteção ambiental por meio da Lei Municipal 3.381/200, mas só agora, após 12 anos, é feito um estudo completo e detalhado da unidade de conservação.

Fotos: Divulgação/ACS PNCF
Técnicos do município fazem levantamentos na APA BiquinhaTécnicos do município fazem levantamentos na APA Biquinha
Ivan César de Oliveira, gerente de Meio Ambiente de Coronel Fabriciano e presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Codema), explica a importância da área verde para a cidade e como o plano de manejo pode colaborar para a conservação da mata. “É um instrumento para o município buscar investimento para ações socioambientais, visando preservar as suas riquezas naturais para as gerações futuras”, comenta.

As discussões para elaboração do Plano de Manejo da APA da Biquinha começaram em setembro, com uma audiência pública. O próximo encontro já tem data marcada, e será uma oficina participativa no dia 26 de outubro. Até a conclusão dos trabalhos, haverá encontros setoriais, palestras e atividades in loco. A participação popular está garantida em todas as etapas e é fundamental para a construção do documento.

Fotos: Divulgação/ACS PNCF
Objetivo é uso sustentável dos recursos naturais e conservação da APAObjetivo é uso sustentável dos recursos naturais e conservação da APA
“O Plano de Manejo é uma espécie de ‘raio X’ da Mata da Biquinha, inédito e essencial para conservação e desenvolvimento do local”, conclui o presidente da APA da Biquinha e da Comissão de Direito Ambiental da OAB/Fabriciano, Fernando Albeny.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário