15 de outubro, de 2019 | 10:49

Cuidando da vida e do futuro

Projeto da Cenibra protege espécies em extinção e preserva Mata Atlântica

Criada há 25 anos pela Cenibra, a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Fazenda Macedônia proporciona um espaço relevante na região do Vale do Rio Doce de convívio harmonioso entre o homem e a natureza, incentivando a conservação da biodiversidade, fomentando a consciência ambiental e oferecendo belas atrações turísticas aos visitantes.

ACS Cenibra
Animais de diferentes espécies são protegidos nas áreas da empresaAnimais de diferentes espécies são protegidos nas áreas da empresa
Localizada à margem direita do Rio Doce, no município de Ipaba (MG), a Fazenda Macedônia conta com uma área total de aproximadamente 3 mil hectares, dos quais cerca de 50% estão cobertos com vegetação nativa. Nos 50% restantes, os projetos de reflorestamento com eucalipto são implementados com as mais modernas técnicas, que obtêm a máxima produção de madeira e mantêm a capacidade produtiva do ambiente.

A área de florestas nativas da Fazenda Macedônia é um dos principais remanescentes de Mata Atlântica no estado, onde parte desta, 560 hectares, é reconhecido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por meio da portaria Nº 111, de 14 de outubro de 1994, como RPPN.

A RPPN é uma das categorias de Unidades de Conservação previstas em lei, criada pelo governo federal como uma estratégia para promover a conservação da diversidade biológica por meio de áreas protegidas pela iniciativa de proprietários particulares.

Para a CENIBRA, o exemplo da Fazenda Macedônia reflete uma importante contribuição do setor privado aos esforços governamentais para a conservação dos ecossistemas naturais e da biodiversidade.

Alto valor de conservação
A Fazenda Macedônia é considerada, ainda, uma Área de Alto Valor para Conservação (AAVC). A AAVC é uma terminologia utilizada pelo Conselho de Manejo Florestal (FSC, na sigla em inglês) – instituição internacional de certificação florestal – para designar áreas consideradas notavelmente significativas ou de extrema importância biológica, ecológica, social ou cultural. No caso da Fazenda Macedônia, o principal atributo que a confere como uma AAVC é a presença de uma quantidade significativa de espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção.

ACS Cenibra
Fazenda Macedônia ocupa área às margens do lado direito do Rio DoceFazenda Macedônia ocupa área às margens do lado direito do Rio Doce
Os estudos e monitoramentos da biodiversidade realizados na Fazenda Macedônia já possibilitaram, até o momento, o registro de 257 espécies de aves e 31 espécies de mamíferos de médio e grande porte, sendo que 15 espécies de aves e sete de mamíferos encontram-se presentes em listas oficiais de espécies ameaçadas de extinção.

Projeto Mutum
Na Fazenda Macedônia é desenvolvido, desde 1990, o pioneiro projeto de reintrodução de aves silvestres ameaçadas de extinção, o Projeto Mutum, por meio de um acordo de cooperação técnica e científica entre a Cenibra e a Sociedade de Pesquisa do Manejo e da Reprodução da Fauna Silvestre (CRAX).

Desde sua implantação, o projeto já possibilitou a soltura do Mutum-do-sudeste (Crax blumembachii), do Macuco (Tinamus solitarius), da Capoeira (Odontophorus capueira), do Jaó (Crypturellus n. noctivagus), do Inhambuaçu (Crypturellus obsoletus), do Jacuaçu (Penelope obscura bronzina) e da Jacutinga (Aburria jacutinga).

Trata-se de um trabalho inovador tanto no Brasil quanto no exterior, já que contempla não só a proteção ou criação em cativeiro de espécies da fauna ameaçadas, mas também a sua recondução ao ambiente de origem.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário