EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

26 de junho, de 2022 | 09:27

Programa no Cefet de Timóteo visa levar conhecimentos tecnológicos para a comunidade

Em entrevista ao Diário do Aço, o professor de Matemática e tutor do Petit, João Batista Queiroz Zuliani, explicou como funciona o projeto

Divulgação
O Programa de Educação Tutorial Interdisciplinar de Timóteo conta com estudantes dos cursos de Engenharia de Computação e Engenharia MetalúrgicaO Programa de Educação Tutorial Interdisciplinar de Timóteo conta com estudantes dos cursos de Engenharia de Computação e Engenharia Metalúrgica

Com o objetivo de desenvolver habilidades essenciais em estudantes e contribuir no desenvolvimento educacional da sociedade, foi criado o Programa de Educação Tutorial Interdisciplinar de Timóteo (Petit) no campus do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) em Timóteo. Em entrevista ao Diário do Aço, o professor de Matemática e tutor do Petit, João Batista Queiroz Zuliani, explicou como funciona o projeto.

Trata-se de um grupo interdisciplinar criado no campus do Cefet em Timóteo, financiado pela própria instituição e que faz parte do Programa de Educação Tutorial (PET), que é um programa nacional criado em 1979 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “Neste grupo temos estudantes dos cursos de Engenharia de Computação e Engenharia Metalúrgica. Atualmente, temos oito estudantes bolsistas, um voluntário e cinco professores envolvidos mais diretamente nas ações com outros quatro professores colaborando eventualmente”, explicou João Batista.

Objetivo
O tutor do Petit também destacou que o objetivo do programa é promover uma formação dos alunos mais ampla e de qualidade acadêmica. Já para a sociedade, o professor informou que existe o benefício de ações de extensão universitária e possibilidades de parcerias para o desenvolvimento de pesquisas de interesse mútuo.

Auxílio na educação
Para auxiliar em certas tarefas na sala de aula, o Petit tem buscado disseminar a tecnologia de impressão 3D. Dessa forma, os alunos consigam entender mais facilmente os conteúdos explicados pelos professores. Por exemplo, com a impressão 3D, eles podem compreender melhor o relevo da Serra do Curral, em Belo Horizonte, ou o mapa da América do Sul. Basicamente, os membros do grupo são ensinados a desenhar as peças em programas específicos e, logo em seguida, os desenhos são impressos e utilizados no ensino em sala de aula.

Conhecimento
A ideia do programa é também ampliar a disseminação do conhecimento sobre a técnica entre estudantes externos ao PET e também para fora do Cefet. “Um dos objetivos, que será colocado em prática em breve, é oferecer oficinas de impressão 3D, ensinando desde como desenhar peças até sua impressão. Em um primeiro momento, será realizada uma oficina para os estudantes do Cefet, servindo como piloto, e mais para frente, para a comunidade do Vale do Aço”, projetou o professor do Cefet, Daniel Rocco, que já atuou como tutor do Petit.

Foco do trabalho
João Batista acrescenta que as principais linhas de trabalho do Petit são a modelagem geométrica e impressão 3D, além do desenvolvimento de experimentos de física e produção de materiais didáticos. “A partir dos estudos realizados, estudantes organizam eventos (minicursos, palestras, visitas técnicas, semanas acadêmicas) para disseminar o conhecimento. Em breve, também serão retomadas as atividades sobre astronomia, dando continuidade a um antigo projeto de extensão do campus”, explicou.

Criação
O tutor explicou que o Petit foi criado no fim de 2020, ainda durante o período de ensino remoto implementado devido à pandemia, mas alguns bolsistas passaram a fazer parte do grupo apenas em 2021. “Assim, o grupo está em fase de consolidação. Neste período, o grupo já promoveu algumas palestras aos estudantes, desenvolveu estudos sobre metodologias de ensino, também sobre modelagem geométrica e impressão 3D que vão propiciar minicursos e produção de materiais didáticos, e sobre produção de materiais supercondutores e estudos da fenomenologia do experimento também propiciando materiais didáticos e minicursos, desenvolvimento de projetos envolvendo automação. Neste segundo semestre de 2022 devem ser realizadas algumas das ações de extensão que estão sendo preparadas”, concluiu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário