24 de junho, de 2022 | 10:57

Programa Consultório na Rua oferece cuidados em saúde a pessoas em situação de rua em Ipatinga

Divulgação
Atualmente, o Consultório na Rua atende a mais de 300 pessoas em situação de rua em diversos pontos de vulnerabilidade socialAtualmente, o Consultório na Rua atende a mais de 300 pessoas em situação de rua em diversos pontos de vulnerabilidade social

Violência, alimentação incerta, higienização comprometida, vínculos familiares interrompidos ou fragilizados e, em muitos casos, dependência química. Estas são algumas das condições de quem vive nas ruas, em razão das mais diferentes causas.

Implantado pelo governo federal, o programa “Consultório na Rua”, tem levado amparo às pessoas nessas condições, em Ipatinga. A proposta lança um olhar sensível e humanizado no atendimento a esse público, informa o governo municipal.

O “Consultório na Rua” faz parte da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB). A estratégia leva assistência em saúde às pessoas em situação de rua em todos os ciclos de vida. A rotina do trabalho exige dos profissionais mobilizados o exercício do acolhimento individual de cada usuário, usando os recursos dos serviços disponíveis, tanto em saúde quanto em proteção social.

Todos os dias, equipes da Atenção Básica saem às ruas para oferecer atendimento a esse público, levando em conta a rua como causa ou consequência de problemas de saúde. A compreensão do contexto de saúde de cada pessoa atendida é um desafio diário dos profissionais que integram as equipes de “Consultório na Rua”.

Atendimento, encaminhamentos e acompanhamento

Com foco em pessoas portadoras de agravos em saúde decorrentes ou não de uso abusivo de substâncias psicoativas. O programa oferece também cuidados básicos no próprio espaço da rua.

Divulgação
“A realidade das pessoas em situação de rua é a luta diária contra a violência e a fome. Somos a porta de entrada dessas pessoas ao atendimento da saúde”, explica enfermeira que atua no programa “A realidade das pessoas em situação de rua é a luta diária contra a violência e a fome. Somos a porta de entrada dessas pessoas ao atendimento da saúde”, explica enfermeira que atua no programa

A equipe multiprofissional do programa realiza, quando necessário, encaminhamentos para os demais serviços disponibilizados pela rede socioassistencial. O projeto atende as pessoas que vivem à margem do acesso à saúde.

“A realidade das pessoas em situação de rua é a luta diária contra a violência e a fome. Somos a porta de entrada dessas pessoas ao atendimento da saúde. Muitos apresentam doenças de pele, feridas, hipertensão, diabetes e outros agravos. Sozinhos, não iriam a uma unidade de saúde, por medo do preconceito e rejeição”, explica a enfermeira e Referência Técnica da equipe Maria Aparecida Oliveira da Silva.

Atualmente, o “Consultório na Rua” atende mais de 300 pessoas em situação de rua em diversos pontos de vulnerabilidade social identificados pela equipe do programa. Os atendimentos são prestados de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, em pontos mapeados pelas equipes ou pautados pelo território.

O prefeito Gustavo Nunes destaca que outro fator importante é fazer com que as pessoas deixem a condição de rua por meio da evolução do trabalho. “Tanto no sentido de deixarem o uso de drogas como garantindo o acesso à saúde para que sejam reinseridos na sociedade e voltem à família. O trabalho mostra resultados neste sentido, possibilitando oferecer mais qualidade de vida a este público”, conclui o chefe do Executivo.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário